terça-feira, 6 de outubro de 2015

Bancários de todo o país entraram em greve a partir desta terça

Prepare-se para incômodos : os bancários de todo país entraram em greve a partir desta terça-feira (06/10), por tempo indeterminado. Os municípios da Grande Fortaleza e do Interior do Ceará, também, são atingidos pela greve. A paralisação foi decidida depois de 45 dias de negociações entre representantes dos trabalhadores e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Os funcionários pediram um reajuste de 16%, sendo 10,3% de recomposição da inflação do período mais 5,7% de aumento real. O que foi oferecido pelos bancos foi 5,5%.

Em nota, a Fenaban informou que continua aberta às negociações e que a proposta econômica já apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo, ao salário-piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o equivalente a quatro salários.
“Os bancos pagarão, pela proposta da Fenaban, um abono imediato de R$ 2.500,00 a todos os 500 mil bancários, além de reajustar em 5,5% os salários praticados em 31 de agosto de 2015. O reajuste de 5,5% está em linha com a expectativa de inflação média para os próximos 12 meses. A entidade avalia que a negociação das cláusulas não econômicas, ainda em curso, vem se desenvolvendo de maneira positiva, e reitera que continua aberta a negociações e avaliará contrapropostas que venham a ser apresentadas pelas representações sindicais”, informou a Fenaban.
As lideranças dos sindicatos dos bancários acreditam que a adesão à greve será alta em todo país, mas a categoria conseguirá cumprir a determinação de manter 30% dos serviços bancários para atender à população. A paralisação, no entanto, deverá ser mais longa do que nos anos anteriores, já que a proposta feita pelos bancos está muito aquém do pretendido.
A Federação Nacional dos Bancos informou que a proposta, nos termos da Convenção Coletiva do setor, prevê distribuição de 5% a 15% do lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro de cada instituição, respeitados os tetos estabelecidos na convenção coletiva.
Além do reajuste de 16%, os bancários reivindicam melhores condições de trabalho e o aumento do efetivo nas agências de todo o país. A partir desta terça-feira, quem tem benefícios para serem sacados, segundo a Fenaban, pode realizar saques por meio da rede de caixas eletrônicos 24h e caixas eletrônicos dos bancos, que são mais de 159 mil distribuídos por todo o Brasil, inclusive em locais públicos e de grande circulação, como shoppings, aeroportos, centros comerciais, entre outros.
Já para realizar transações bancárias, a Fenaban esclarece que os clientes poderão usar uma série de canais alternativos como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
FONTE;CEARÁ AGORA


Nenhum comentário: