segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PREFEITO GUIMARÃES E COMANDO DA PM ACERTAM AÇÃO OSTENSIVA

O prefeito Guimarães concluiu entendimentos junto ao Comando da Polícia Militar do Ceará para realização de ações sistemáticas de policiamento ostensivo em todo o município de Aquiraz durante os próximos meses. 

Foto;Joselito Araújo.

A necessidade de combate à escalada da violência no município levou o prefeito a traçar um quadro de providências e articulações para apoio político-administrativo da Assembleia Legislativa e Governo do Estado. De imediato, contou com a colaboração do presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque, que intercedeu junto ao governador Camilo Santana e ao comandante da PM, coronel Giovani Pinheiro. 
A primeira atitude da PM inclui o destacamento da tropa de elite RAIO (Ronda de Ação Intensiva e Ostensiva) para Aquiraz, sob o comando do major Márcio Oliveira. Com uso de motocicletas, a unidade é especializada em combater o crime nas comunidades que apresentam maior ocorrência de roubos, homicídios, posse ilegal de armas e tráfico de drogas. 

Em seguida, serão enviadas tropas do BP CHOQUE, unidade operacional, também de elite, reconhecida pela capacidade de treinamento em controle de distúrbios civis, enfrentamento direto ao crime nas áreas urbana e rural, bem como nas missões de alta complexidade. Através das subunidades CDC, COTAM e GATE, o CHOQUE atua sob o comando do major Alexandre Ávila.


As equipes dos militares de elite vão atuar em operações conjuntas com o policiamento comunitário do RONDA e os agentes da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). 

Enquanto as atividades da PM têm caráter ostensivo, o projeto Guarda Municipal de Aquiraz em Ação de Paz inaugura o seu serviço de Motopatrulhamento Comunitário. O objetivo é realizar rondas, garantindo o fortalecimento de ações preventivas à violência, preservação da ordem pública e práticas de atividade físicas e de lazer nas áreas da Praça da Matriz e da Lagoa da Sede. Contará com seis guardas municipais divididos em regimes de plantão. Já o Patrulhamento Comunitário, realizado com viatura, continua das 17 às 19 horas, nos mesmos locais.



Nenhum comentário: