terça-feira, 30 de junho de 2015

Lagoa do Catu deverá abastecer Aquiraz até final do ano.

A Lagoa do Catu, em Aquiraz  deverá abastecer a sede do município até o final do ano.
Este ano as chuvas apesar de não terem atingido a média histórica para o período de março a junho, que compreende a quadra invernosa, foram em quantidade bem maior do que no ano passado.
Segundo a COGERH, empresa que gerencia os recursos hídricos no estado, o manancial não deverá baixar a um nível crítico até dezembro de 2015, quando deverá ser anunciada a previsão para o próximo inverno.

Em 2013 o prefeito Guimarães teve que solicitar na justiça proibição de retirada de água do Catu para os grandes empreendimentos, no que foi prontamente atendido, porém este ano não deverá ser necessário essa medida.
Em fevereiro de 2015 com nível crítico a lagoa  do Catu corria o risco de secar.


Lagoa do Catu- Aquiraz atualmente está com nível  hídrico bem maior

Funceme  diz que Há 80% de chance de atuação do fenômeno El  Ninõ no começo do próximo ano

Os principais centros de previsão climática em nível global mostram uma grande probabilidade de que no início do ano que vem haja atuação do fenômeno El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Ainda é prematuro transformar essa informação numa previsão oficial para o próximo período de chuvas no Ceará (fevereiro a maio de 2016), mas a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos mostra preocupação, sobretudo por estarmos vivendo, em 2015, o quarto ano consecutivo de estiagem no Estado.




“Neste momento, há indicativos de cerca de 80% de chance de atuação do El Niño no ano que vem, e esse fenômeno pode prejudicar a quadra chuvosa de 2016”, afirma o meteorologista Raul Fritz, da Funceme. Ele informa também que, além das temperaturas do Pacífico, também será analisada a dinâmica de temperaturas do Atlântico Tropical, por isso, ainda é cedo para emitir qualquer prognóstico sobre a quadra chuvosa do próximo ano no Ceará.

Segundo dados da Funceme, na maioria dos anos em que há atuação do El Niño, o período de maiores precipitações no Ceará é irregular e tende a não atingir a categoria em torno da média climatológica. 

Em 2015, o Ceará, assim como toda a parte norte do Nordeste Brasileiro, sofreu a influência negativa do El Niño. Entre fevereiro e maio deste ano, as chuvas ficaram concentradas principalmente na faixa litorânea, com índices bastante baixos no Interior. Até o dia 29 deste mês, as chuvas estão 27,5% abaixo da média do período no Estado. Além disso, as precipitações desta quadra chuvosa cessaram antecipadamente, com o distanciamento da Zona de Convergência Intertropical já no início de maio. 

Um ano de precipitações irregulares como 2015 é bastante negativo em diversos setores, mas o que mais preocupa o Governo do Estado é a recarga dos açudes, principalmente por estarmos no quarto ano consecutivo de chuvas abaixo da média histórica, persistindo a diminuição do nível dos reservatórios.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
29 de maio de 2015

Ricardson Santana fala sobre Sessão de 30 de junho.

O vereador destacou a luta a favor dos servidores que buscam resolver o impasse com o executivo sobre a data base e o reajuste anual de 8,76%.

Gestores defendem debate sobre diversidade sexual em plano de educação

Em visita ao Ceará, o secretário da Educação Básica do MEC defendeu que respeito à diversidade é complemento fundamental dos planos da educação.
Durante a divulgação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), na manhã de ontem, gestores defenderam o direito à liberdade e formação integral para alunos das escolas públicas do Ceará. O tema está em debate por causa da elaboração do Plano Estadual da Educação (PEE). Ainda em revisão para ser enviado ao governador Camilo Santana (PT), o texto deve submeter propostas de respeito à diversidade sexual para apreciação dos deputados na Assembleia Legislativa (AL). Conforme O JORNAL  O POVO informou ontem, a expectativa é de que a matéria seja votada antes do recesso legislativo, até o dia 17 de julho. 

O secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, participou da divulgação dos dados do Spaece
O secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, enfatizou que respeito à diversidade e aos direitos humanos é complemento fundamental dos planos, que traçam estratégias para a educação. “O direito à diversidade se manifesta em diferentes dimensões da vida, inclusive no que se refere à orientação sexual”, comentou. Para Palácios, é positivo que o tema gere um debate mais comprometido na sociedade. Porém, ele criticou entidades que contestam o direito à diversidade.

A vice-governadora do Ceará e ex-secretária estadual da Educação, Izolda Cela (Pros), apontou, durante o evento, que a educação sexual deve ser colocada em pauta por ser tema da legislação educacional. “Também fazem parte do processo educativo assuntos e conteúdos que favoreçam a formação integral”. Conforme Izolda, a abordagem nas escolas deve estar em sintonia com a orientação das famílias.

Nos últimos dias 13 e 14, ocorreu a última plenária para aprovação do PEE na Comissão Estadual Representativa da Sociedade Civil na Elaboração do Plano. Segundo Lucas Fernandes, coordenador da comissão, foram três meses dedicados à participação popular na elaboração do documento.

Quando chegar à AL, o texto será submetido a acréscimos e questionamentos dos deputados. Conforme o jornal  O POVO publicou ontem, parlamentares de oposição e situação já pressionam Camilo para vetar trechos sobre sexualidade e homofobia antes que o plano chegue à Casa. No dia 23 de junho, a Câmara Municipal de Fortaleza suprimiu o trecho que propunha a discussão dos temas no ambiente escolar.

Ney Pires fala sobre recesso de julho

O Vereador Ney Pires lembra que seu gabinete continuará funcionando em julho.

Hora de fechar a torneira'Gestores do Castanhão, açude que fornece água para Fortaleza, dizem que, diante do nível preocupante do reservatório, já chegou o momento de ser adotado o racionamento na Capital

O açude Castanhão chega, a cada dia do ano da seca de 2015, ao seu menor volume desde que foi inaugurado, em 2002. Ontem, o volume registrado do maior açude do Ceará alcançou 19,46% (1,3 bilhão de metros cúbicos) da capacidade (6,7 bilhões de m³). 

Para comparar, a parede da barragem seca tem hoje uma mancha de 25 metros de altura, marcando o ponto até onde ele já esteve cheio.

 Em 2009, o Castanhão chegou a sangrar. Passada meia década de estiagem no Estado, deveria haver um lago em frente às comportas do reservatório, mas o que há é um matagal e até cabras pastando. É do Castanhão que sai a água que abastece Fortaleza e Região Metropolitana. 

Em tom de alerta, o administrador do Castanhão, José Ulisses de Souza, responsável no Dnocs pela liberação da água da barragem, defende que Fortaleza entre imediatamente numa escala para racionar água. Sugere que o fornecimento seja cortado pelo menos durante um dia da semana. “Tem que ser esclarecido isso para a população de Fortaleza, que é quem mais consome”, afirma.

Fonte:O Povo

Vereadores obstruíram votação de matérias


Os vereadores de Aquiraz decidiram por não votar nenhuma matéria do executivo nesta terça, 30.06, em apoio aos servidores que foram à Câmara pedir apoio nas negociações com o prefeito Guimarães em busca  do índice de reajuste de  8,67%.
Havia na Pauta pelo menos uma matéria de autoria do executivo municipal tratando de transferência de recursos entre secretarias.

Veja as fotos e vídeo da sessão antes do recesso de julho, pois os vereadores só retornarão à casa na primeira semana de agosto

.
Ricardson Santana falou em nome da base do prefeito e disse que o caminho continua sendo o diálogo entre servidores e governo intermediado pelo executivo, porém se não for possível com o diálogo o movimento continuará.
Jair Silva disse que por ser oposição não tem abertura com o prefeito e Maurício Matos, líder de Guimarães na Câmara lembrou que se não houver ordem e respeito, não há intermediação.









Servidores da Prefeitura de Aquiraz realizaram manifestação na tarde desta terça, dia 30

Servidores da Prefeitura de Aquiraz realizaram manifestação na tarde  desta terça, dia 30 com início em frente à rodoviária da Cidade, quando atearam fogo em Pneus e fecharam o trânsito por alguns minutos.

A Guarda Municipal e os agentes de trânsito foram acionados e controlaram o tráfego no local.







A manifestação foi pacífica e depois o grupo de manifestantes se dirigiu para a Câmara Municipal, onde continuaram    a reivindicação por aumento de 8, 64%, sendo que o prefeito Guimarães oferece 5%.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aquiraz, Elisângela Vieira, disse que saíram de uma reunião com representantes do prefeito no início da tarde e não houve avanços na negociação.

A Juíza de Aquiraz, Mônica Lima Chaves julgou a greve como ilegal  na semana passada, porém os servidores não retornaram ao trabalho, como determinou a magistrada.
A Multa pelo descumprimento foi estipulada em 10 mil reais por dia.

Prefeitura de Aquiraz recupera de 50 quilômetros de estradas vicinais


Cerca de 50 quilômetros de estradas vicinais que dão acesso às localidades de Santa Maria, Patanhém, Jibóia,  Oiticica, Lagoa do Ramos e Ribeira, no distrito Camará e Boa Vista em Justiniano de Serpa, estão sendo recuperadas.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Napoleão Leite Filgueiras, a operação, além de beneficiar quem possui veículos automotores na região, visa principalmente tornar trafegável as vias para a normalização das rotas utilizadas tantos por ônibus escolares e ambulâncias.
A recuperação de estradas no interior do município de Aquiraz é uma das prioridades do prefeito Guimarães.
Para tanto, foi anunciada a realização de 53 obras de pavimentação. Os serviços estão em fase de licitação e devem iniciar em breve. Entre reivindicações históricas da população a serem atendidas, estão o asfaltamento das estradas da Caponga da Bernarda e do Piau.

 
Mais Informações:

Secretaria de Infraestrutura
Telefone: 4062.8090, Ramal 9199

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Coelce realizará feirão para renegociação de débitos em 4 de julho

No dia 4 de julho, a Coelce também irá oferecer condições especiais para os clientes que estiveram com contas em atraso com mais de 60 dias. Participarão as lojas localizadas nos bairros Aldeota, Centro, Messejana, Parangaba e Carlito Pamplona, das 8h às 13h. De acordo com a Coelce, todas as lojas de atendimento do Estado realizam o parcelamento de contas.

O valor das parcelas e entrada, variam de acordo com o débito do cliente. Assim, a companhia não divulga o número máximo de parcelas, nem o valor mínimo a ser pago em cada prestação.

Os consumidores do interior do Estado podem negociar os débitos a qualquer época do ano através das lojas de atendimento.

O Ceará tem 2,5 milhões de consumidores residenciais (Classe B1). A Coelce, entretanto, não divulga dados sobre inadimplência.

Prefeitos tentam derrubar golpe contra o FPM

Os prefeitos do Ceará estão mobilizados, nesta segunda-feira (29/06) a partir das 17 horas, na sede da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) para discutir estratégias de pressões contra o Governo Federal para cumprimento de um acordo que previa reajuste de 0,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Um artigo recentemente incorporado na redação final de uma Emenda Constitucional reduz pela metade o valor, a ser transferido no dia 10 de julho, do primeiro repasse do aumento do FPM. De acordo com o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, a expectativa é contar com a colaboração da bancada federal cearense, especialmente convidada para esse momento com os prefeitos.
“O encontro terá a presença, já confirmada, de representante da Confederação Nacional dos Municípios, que está apoiando irrestritamente a ação pioneira do Ceará. Também estão sendo convidadas representações da Assembleia Legislativa, de órgãos e controle do Governo do Estado”, disse Expedito.
Recursos emergenciais
A Confederação Nacional de Municípios enviou essa semana ofício ao governo federal para solicitar um aporte financeiro no valor de R$ 1 bilhão, como forma de complementar o total esperado pelos prefeitos de aumento no FPM.
Quando a emenda ainda era uma proposta, a CNM negociou com o Congresso Nacional e com o governo federal o repasse de 0,5%, em 2015, e outro de 0,5% em 2016. Este primeiro 0,5% seria sobre o total da arrecadação dos dois tributos que compõem o FPM – o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – entre junho de 2014 a junho de 2015. Mas, o artigo 3.º da EC 84 diz que esta arrecadação será entre janeiro de 2015 e junho de 2015. Portanto, apenas seis e não doze meses como o esperado.
Com esta interpretação, o primeiro repasse do aumento conquistado é estimado em R$ 954 milhões. Os demais R$ 950 milhões (correspondentes aos seis meses do exercício passado) são pedidos pela CNM em forma de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM). A entidade marcou reunião no Palácio do Planalto, para lembrar ao governo que não foi essa a negociação e para pleitear este AFM, pois os prefeitos esperam receber 0,5% de doze meses e não seis.
Entenda
Conquista da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o aumento de 1% no FPM foi dividido inicialmente em duas partes. Como dito, meio ponto porcentual até 2016 e a partir daí 1% integral a cada ano, sempre em julho. Os critérios de distribuição seguem a mesma regra do 1% transferido em dezembro, e também conquistado pelo movimento municipalista nacional, integrado fortemente pela Aprece.
A promulgação da Emenda 84 ocorreu em dezembro de 2014 e desde então os prefeitos de todo o Brasil esperam este repasse para amenizar a crise financeira das prefeituras. A EC alterou o artigo 159 da Constituição e elevou de 23,5% para 24,5% a composição do FPM. Pela negociação, a elevação seria assim: 24,0% este ano e 24,5% ano que vem. É importante deixar claro que, durante as negociações do aumento, nenhuma das propostas continha o artigo que hoje prejudica o total a ser repassado em julho. Novamente o alerta: o trecho foi introduzido à redação final. Em julho de 2016, esta elevação no FPM vai representar R$ 4,2 bilhões a mais.
Crise nos municípios
Além da redução no aumento do FPM, deverão ser temas de debate na reunião da Aprece de segunda-feira outras questões relacionadas às dificuldades enfrentadas pelos municípios, como a defasagem do percentual repassado por aluno para a merenda escolar e questões ligadas ao transporte escolar e ao Pacto Federativo.

sábado, 27 de junho de 2015

Vereador Ricardson acompanha instalação de redutores de velocidade entre Iguape e Barro Preto



O vereador postou comunicado em sua página do Facebook, com o texto e fotos a seguir



Através de requerimento de autoria de nosso Mandato junto a Prefeitura Municipal de Aquiraz, iniciamos na manhã desta sexta feira (26/06/2015) a instalação de Redutores de Velocidade (Tartarugas) no asfalto que liga o Iguape ao Barro Preto, estamos atendendo em parceria com a Prefeitura de nosso Município mais uma reivindicação dos moradores de nossa comunidade que sofriam com a alta velocidade de veículos que transitam nestes trechos.






sexta-feira, 26 de junho de 2015

Até julho, União precisa resolver desapropriações no Anel Viário

As desapropriações são, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o principal gargalo das obras de reforma e duplicação do Anel Viário, em execução na Região Metropolitana de Fortaleza. No dia 23 de julho, vence a Declaração de Utilidade Pública para Fins de Desapropriação (DUP), necessária para gerar as indenizações. Caducado o prazo, somente após um ano os imóveis podem ser objeto de nova tentativa de desapropriação. 


Por isso, o superintendente do Dnit no Ceará, Diógenes Linhares, afirma que o órgão está articulando um mutirão para, até a próxima terça-feira, 30, resolver o aparelhamento e instrução dos processos restantes para que não haja prejuízo e descontinuidade da reforma. “Isso gera apreensões, aparecem boatos de que a obra vai parar. Queremos ajuizar (os processos), em tempo hábil, para que o juiz possa dar emissão de posse - para que seja feito o depósito individualmente na conta dos implicados - até a validade da DUP. A obra não vai parar”, afirmou.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cunha chama de 'erro' estender reajuste do mínimo a aposentados

Presidente da Câmara avalia que mudança comprometerá ajuste fiscal.
Aprovada nesta quarta pela Câmara, emenda será analisada pelo Senado.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), classificou nesta quinta-feira (25) de "erro" a decisão dos deputados de estender o reajuste do salário mínimo aos aposentados e pensionistas do INSS. Na avaliação do peemedebista, a eventual mudança nas regras de reajuste das aposentadorias comprometerá o ajuste fiscal proposto pelo governo para reequilibrar as contas da União.
Para virar lei, o texto aprovado nesta quarta pela Câmara ainda precisa ser apreciado pelo Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
Para Cunha, se os senadores também aprovarem o texto, o governo deverá vetar essa MP, o que, na opinião dele, prejudicará os trabalhadores. “Quem fez aquilo ontem [quarta] acabou praticando um ato contra o trabalhador, que queria ter uma política de salário mínimo regulamentada e não vai ter”, disse.
Como é o cálculo
O texto aprovado pelos deputados prevê que o mecanismo de atualização do salário mínimo continuará a ser calculado com a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. O PIB é a soma dos bens e serviços feitos no país e serve para medir a evolução da economia.

Pela regra, em 2016, o salário mínimo será reajustado pelo INPC mais o crescimento do PIB de 2014, que foi de 0,1%. Por isso, praticamente não haverá ganho real, apenas correção pela inflação. Hoje, o salário mínimo é de R$ 788.

Juiz diz que Lula não é alvo de investigação na Lava Jato

Sérgio Moro divulgou nota de esclarecimento sobre o assunto, veja.
“A fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do Exmo. ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou na nota o magistrado.
O Instituto Lula, do ex-presidente, negou que o HC – uma ação judicial que assegura a liberdade do favorecido e impede a prisão – tenha sido impetrado por ele ou por qualquer advogado ou entidade que o represente. De acordo com o Instituto Lula, a pessoa que tomou a atitude pode até estar tentando prejudicar o ex-presidente.
O HC foi impetrado por Maurício Ramos Thomaz, residente em Campinas, e conhecido nos tribunais por apresentar ações em nome de terceiros, mesmo sem ter sido constituído por eles como seu representante.
Outras ações
O paranaense Maurício Ramos Thomaz, de 50 anos, não tem formação jurídica e costuma apresentar ações na Justiça em casos rumorosos, mesmo sem autorização dos envolvidos. Só no Supremo Tribunal Federal, ele assina 150 peças, das quais 145 habeas corpus, pedindo liberdade ou outras garantias asseguradas a réus em processos penais.

O habeas corpus mais antigo foi impetrado em 1998, em benefício de um homem processado em Minas Gerais. O mais recente foi apresentado em agosto de 2013, em meio ao julgamento do mensalão, em favor do empresário Marcos Valério, condenado como operador do esquema de corrupção. Em dezembro, a ministra Rosa Weber, rejeitou o pedido para anular a sentença.
Há também habeas corpus semelhantes apresentados por Thomaz em favor de outros réus no caso, como para Cristiano Paz, ex-sócio de Valério; a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello; e o ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão. Todos foram arquivados, sendo vários sem análise do conteúdo do pedido, mas por erros processuais ou formais.
Ao G1Thomaz disse que decidiu apresentar o habeas corpus em favor de Lula após uma conversa com um amigo. "Fico acompanhando processos que acho 'aberrantes'. Não tem prova nenhuma contra ele [Lula]. Fiz esse habeas corpus pedindo que não seja preso, simples. Não tenho restrição ética, não tenho OAB", afirmou.

Festival Junino de Aquiraz abre com quadrilha e João Bandeira nesta quinta-feira, 25

A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará, a partir desta quinta-feira, 25, o Festival Junino de Aquiraz. Os festejos acontecem até o proximo sábado, 27, na Praça da Matriz, com início às 19 horas.

 
O evento terá como atrações principais as quadrilhas e os shows musicais, que começam na quinta-feira, das 23h30mim às 2 horas, com João Bandeira. Na sexta-feira, 26, é a vez da Banda Veneno, no mesmo horário. Forró dos Meninos e Aldinha, e Forró da Bandidona fazem o encerramento do festival no sábado, 27, respectivamente, das 23h30min à 1h30 e das 2 às 4 horas.
 
O maior São João do litoral leste do Ceará tem o objetivo de reunir as famílias de Aquiraz e resgatar as tradições do seu povo. Em uma festa de paz e alegria, onde os participantes poderão se deliciar com comidas típicas e aproveitar o que cidade pode oferecer de melhor.
 
Entre várias outras atrações, a famosa barraca do beijo, a venda de artesanatos, o famoso pau de sebo e o tradicional arraial revitalizado a partir da política de edital destinada à premiação. As quadrilhas vencedoras serão conhecidas no sábado, 27, último dia do festival.
 
 
Mais Informações:
Secretaria de Cultura de Aquiraz.
Rua João Lima, 259, Centro - CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1840
E-mail: cultura@aquiraz.ce.gov.br

Justiça decreta ilegal a greve dos servidores de Aquiraz e determina imediato retorno ao trabalho


A juíza Titular da 1.a Vara da Comarca de Aquiraz, Mônica Lima Chaves, decretou a ilegalidade da greve dos servidores públicos municipais e determinou imediato retorno aos seus postos de trabalho, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Ação ordinária, com pedido de antecipação de tutela, movida pelo município contra o Sindicado dos Servidores de Aquiraz (Sinsepuma), foi julgada procedente e um mandado de intimação expedido hoje, 24, para urgente cumprimento da decisão.
O município alegou impossibilidade do atendimento ao pleito sindical de reajuste nos vencimentos pelo índice INPC de 8,76%. A contraproposta do prefeito Guimarães, em mesa de negociação, foi de 5% sobre o salário-base, no limite em que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O percentual reivindicado pelo Sinsepuma representaria o comprometimento de 1,92% do orçamento municipal. Isso ultrapassa o estabelecido pela legislação, fazendo o gasto com pessoal sair dos atuais 53,26% para 55,18%, conforme aponta Relatório de Acompanhamento Gerencial do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
A decisão da magistrada, ainda, apontou para o abuso do direito de greve dada a inobservância da continuidade de serviços públicos essenciais, com o sindicato da categoria não garantindo o funcionamento das atividades em percentuais mínimos aceitáveis. O município argumentou que o movimento paredista impedia o acesso de servidores dissidentes aos seus locais de trabalho, obstacularizando, inclusive, o atendimento ao público em áreas como saúde e educação.
Mais informações:
Secretaria de Administração e Planejamento de Aquiraz (SEAP)
Rua Virgilio Coelho, s/n,  Centro 
Telefone: (85) 4062.8090 -  3361.1854
E-mails: seap@aquiraz.ce.gov.br
Site: www.seap.aquiraz.ce.gov.br
Procuradoria Geral do Município (PGM)
Rua João Lima, 259, Centro
Nesta quinta-feira, 25, completa seis anos que o rei do popMichael Jackson, morreu. 

ícone musical faleceu no dia 25 de junho de 2009, por uma overdose de remédios em sua casa na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
O cantor foi o primeiro músico negro a gravar um clip para o canal MTV. Logo aos 11 anos, Michael já era líder do grupo Jackson Five. Mas foi aos 14, que ganhou notoriedade e alcançou o auge com a música Thriller, que teve mais de 110 milhões de discos vendidos.


Apesar de sua morte, Michael Jackson ainda continua presente no cotidiano da música pop mundial. Desde 2009, o artista já lançou dois álbuns e tem material para mais oito. Além disso, suas músicas ficaram entre as mais tocadas durante muito tempo e um documentário sobre a sua carreira também foi lançado. 

Caso estivesse vivo, o astro musical completaria no próximo dia 29 de agosto 57 anos de idade. Nascido em Indiana, nos EUA, Michael sempre é lembrado quando o assunto é música e dança.
Saiba mais sobre as seis músicas destaques de Michael Jackson.
Com a obra Thriller, Michael quebrou paradigmas e preconceitos raciais na música pop. A música que tocava constantemente no MTV, possibilitou um encontro na Casa Branca entre o artista e o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan.
Lançada também no mesmo álbum de Thriller, a música Billie Jean ganhou vários prêmios. Dentre eles estão: o de Melhor Música R&B do Ano e o American Music Award de Single de Pop/Rock Favorito.
A música "Bad", que também intitula o nome do álbum, ficou marcada devido a última parceria do cantor com o produtor Quincy Jones.
Não foi apenas "Billie Jean" que ganhou destaque mundial. A música Smooth Criminal, além do sucesso, conquistou vários prêmios. Entretanto, os principais ficaram por conta do seu vídeoclipe. Entre as conquistas estão: Brit Award - Melhor Vídeo Britânico e People's Choice Award - Videoclipe Favorito.
Composta no final da década de 70, "Don't Stop 'Til You Get Enough" é caracterizado como o primeiro single solo do cantor em idade adulta, além de ser a canção de promoção do álbum.
"The Way You Make Me Feel", lançado no fim dos anos 80, ficou marcado por causa do seu videoclipe. No vídeo, Michael persegue uma mulher por uma rua escura cantando e dançando. O dueto com Britney Spears também ficou marcado na história da obra.

Prefeitura de Aquiraz leva crianças ao espetáculo “Disney Live! - O Caminho Mágico de Mickey e Minnie”



A Prefeitura de Aquiraz, através de parceria entre a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e a Opus Promoções (Administradora do Teatro RioMar Fortaleza), proporcionará a oportunidade de 60 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nas localidades de Lagoa do Ramo, Aroeira, Patacas e Tupuiu, assistirem ao espetáculo “Disney Live! - O Caminho Mágico de Mickey e Minnie”.
A apresentação acontece na próxima sexta-feira, 26, às 15 horas. A duração do espetáculo é de 96 minutos, com dois atos e intervalo. O transporte já foi reservado para levar as crianças até o teatro do shopping, sob a coordenação da secretária Katyuscya Arraes, e técnicos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
O objetivo é abrir às crianças atendidas pelos projetos da Secretaria uma oportunidade de interação sociocultural com diversos segmentos. A promoção de visitas externas e acesso aos programas de cunho artístico-cultural vêm a oferecer, justamente, um estímulo natural às habilidades sociais dos grupos atendidos, auxiliando no aprimoramento de suas atividades.

Mais Informações:
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Rua Nossa Senhora de Lurdes, S/N
CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1864

quarta-feira, 24 de junho de 2015

PREFEITURA DE AQUIRAZ ENTREGA PRÊMIO CIDADANIA E EDUCAÇÃO FISCAL



A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Finanças (Sefin), realizou a entrega do Prêmio Cidadania e Educação Fiscal, terceira edição, na última sexta-feira, 19, na Casa do Saber. O evento fez parte do Programa de Educação Fiscal da Sefin, que tem por objetivo estimular o exercício contínuo da cidadania no âmbito da administração pública municipal, com a produção de pesquisa, arte e cultura nas áreas de finanças, tributação, auditoria e contabilidade.

O prefeito Guimarães presidiu a cerimônia que premiou 13 alunos e seis professores em quatro categorias. Os vencedores receberam, além de certificados, valores em dinheiro, entre R$ 150,00 e R$ 600,00. Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância da iniciativa, dizendo que “estamos ensinando nossos jovens para que, no futuro, sejam cidadãos verdadeiramente compromissados com a sociedade”.

A terceira edição do Prêmio contemplou categorias que abrangeram os seguintes temas: Os tributos e seus benefícios para o município de Aquiraz; Os resultados da implantação do programa de educação em Aquiraz; Pagar tributos é exercer a cidadania; Ser cidadão é exercer os seus direitos e cumprir seus deveres e Exija a nota ou cupom fiscal e contribua com a melhoria da sua cidade.

Confira a listagem dos alunos vencedores, com seus respectivos orientadores e por categoria:

Desenho e frase:

1º lugar- Aluna: Francisca Iasmim Alves Luz / Profª: Antônia Regina Batista de Souza
2º lugar- Aluno: Luiz Henrique Soares Ramos / Profª: Ozélia Cesário Crisóstomo

Redação:
1º lugar- Aluna: Júlia Moreira Prudêncio / Profª: Verenice Maria de Almeida

Paródia ou Música:
1º lugar- Aluna: Ana Vitória Nunes da Rocha / Profª: Samária da Silva
2º lugar- Aluna: Ana Noemi dos Santos Silva / Profª: Daniele Rodrigues dos Santos

Esquete Teatral:
1º lugar- Alunos: Nayana Maria da Silva; Letícia Keren dos Santos Monteiro; Edney Felício da Silva; Rian Víctor Régis Holanda / Profª: Daniele Rodrigues dos Santos
2º lugar- Alunos: Kaio Eduardo Xavier Sousa; Jhonata da Silva Costa; Francisco Guilherme da Silva Vieira; Gilson Martins de Andrade / Profª: Maria Iracema de Sousa Maia.

Mais informações:
Secretaria de Finanças de Aquiraz (Sefin)
Rua João Lima, 259 – Centro
Telefone: 4062 - 8090 / Ramal 9100

Cantor Sertanejo Cristiano Araújo e namorada Alana morrem em acidente.

Casal morreu após carro capotar na BR-153, em Goiás, entre as cidades de Morrinhos e Pontalina.




Uma foto do resgate do cantor sertanejo Cristiano Araújo após o acidente que sofreu na BR-153, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira, 24, vazou na internet. Na imagem, o cantor aparece recebendo os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros em Morrinhos, a 200km de Goiânia.

A autenticidade da imagem foi confirmada por Silvio Machado, policial do posto de Morrinhos da Polícia Rodoviária Federal de Goiás.
Cristiano Araújo, depois de receber os primeiros atendimentos no local do acidente, foi levado para o Hospital Municipal de Morrinhos. Em seguida, foi levado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel para Goiânia, onde morreu por volta das 8h30.
Acidente na madrugada


O carro em que o cantor viajava após se apresentar em Itumbiara capotou. Sua namorada, Allana de Moraes, de 19 anos, morreu no local. O segurança que dirigia o veículo e o empresário do sertanejo tiveram apenas ferimentos leves.

Pouco antes do acidente, por volta das 2h, Cristiano postou uma foto em seu Facebook onde aparecia segurando um enorme barco de comida japonesa e brincou com os fãs: "Bora jantar?". Nesta quarta, ele faria show em Caruaru, em Pernambuco.



                                                     Brincou com os fãs: "Bora jantar?






Carro do cantor Cristiano Araújo, um Range Rover, foi levado destruído para pátio da Polícia Rodoviária Federal em Goiás após o acidente que tirou a vida do cantor e da namorada dele, Allana Moraes, na BR-153

Prefeitura de Aquiraz e Polícia Militar certificam 655 alunos participantes do Proerd



A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Educação e Desporto, entregou na manhã de hoje, 22, na Escola Laís Sidrim, os certificados de conclusão a 655 alunos que participaram do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Uma solenidade marcou o ato com as presenças da secretária de Educação e Desporto do Município, Teresinha Holanda, do seu Adjunto, Pedro Júnior; do secretário de Finanças, Marcus Vinícius Veras Machado, e do comandante da Polícia Militar do Ceará, Geovani Pinheiro da Silva.

A programação do evento contou com interatividade entre instrutores do programa e seus alunos, através de comandos e gritos de guerra; apresentações musicais (incluindo a música oficial do Proerd), e presença do mascote oficial, o Tigre da PM, que brincou, agitou e posou para fotos com as crianças. Os certificados foram entregues pelos membros da Secretaria de Educação de Aquiraz e pelo comando da Polícia Militar do Ceará.

O Proerd tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente, o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, desde 2002, se encontra em todos os Estados brasileiros.

Mais informações:
Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361.1827

Justiça decreta ilegalidade da greve dos servidores de Aquiraz e determina imediato retorno ao trabalho



A juíza Titular da 1.a Vara da Comarca de Aquiraz, Mônica Lima Chaves, decretou a ilegalidade da greve dos servidores públicos municipais e determinou imediato retorno aos seus postos de trabalho, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Ação ordinária, com pedido de antecipação de tutela, movida pelo Município contra o Sindicato dos Servidores de Aquiraz (Sinsepuma), foi julgada procedente e um mandado de intimação expedido hoje, 24, para urgente cumprimento da decisão.

O município alegou impossibilidade do atendimento ao pleito sindical de reajuste nos vencimentos pelo índice INPC de 8,76%. A contraproposta do prefeito Guimarães, em mesa de negociação, foi de 5% sobre o salário-base, no limite em que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O percentual reivindicado pelo Sinsepuma representaria o comprometimento de 1,92% do orçamento municipal. Isso ultrapassa o estabelecido pela legislação, fazendo com que o gasto com pessoal suba dos atuais 53,26% para 55,18%, conforme aponta Relatório de Acompanhamento Gerencial do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A decisão da magistrada, ainda, apontou para o abuso do direito de greve dada a inobservância da continuidade de serviços públicos essenciais, com o sindicato da categoria não garantindo o funcionamento das atividades em percentuais mínimos aceitáveis. O município argumentou que o movimento paredista impedia o acesso de servidores dissidentes aos seus locais de trabalho, obstacularizando, inclusive, o atendimento ao público em áreas como saúde e educação.


Mais informações:

Secretaria de Administração e Planejamento de Aquiraz (SEAP)

Rua Virgilio Coelho, s/n,  Centro 
Telefone: (85) 4062 8090 -  3361.1854


Procuradoria Geral do Município (PGM)
Rua João Lima, 259, Centro
Telefone: (85) 3361-1865

terça-feira, 23 de junho de 2015

Cid Gomes reaparece após três meses e nega saída do Pros

Na ocasião, o ex-governador reconheceu que sua "história partidária não é das melhores" e que a decisão terá de ser coletiva. Desde que pediu demissão do MEC, em março, Cid não participava de evento público.


Em sua primeira aparição pública desde que pediu exoneração no Ministério da Educação em março, o ex-governador Cid Gomes (Pros) falou sobre especulações de nova mudança de partido e negou ter interesse em deixar o Pros. Após reclusão para “viver a vida pessoal”, Cid retorna ao cenário político para articular situação de correligionários que disputarão o pleito de 2016. Ele esteve ontem no encontro promovido pelo governador Camilo Santana (PT) no Palácio da Abolição em prol do hub da TAM em Fortaleza.
 “Não tenho o menor gosto em cogitar saída de partido, minha história partidária não é das melhores. É uma questão que tem de ser decidida coletivamente”, ponderou Cid. A relação das lideranças estaduais do Pros com integrantes nacionais da sigla tem se desgastado desde pouco depois da entrada dos cearenses, que deixaram o PSB em outubro de 2013.“Eu estava vivendo a minha vida pessoal. Tenho filhos para criar, tenho mulher para cuidar, tenho trabalhos pessoais. A política é para quem está com mandato”, afirmou Cid. Sem dar entrevistas desde a polêmica saída do Ministério após desentendimento com deputados federais, o ex-governador fez ponderações sobre o futuro de seu grupo político e sobre problemas recentes da atual gestão estadual.
A baixa representatividade do Pros prejudica o tempo de propaganda partidária no rádio e na TV em 2016. “Temos eleições municipais no ano que vem. A agenda dos candidatos a prefeito e vereador é a mais emergente nessa questão partidária. Eu pessoalmente não tenho nenhuma preocupação porque não serei candidato, mas tenho muitos amigos que serão candidatos à reeleição”, disse Cid. A situação mais emblemática da permanência no Pros é do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afilhado político dos Ferreira Gomes.
Gestão Camilo
Cid Gomes falou ainda do cancelamento da obra da refinaria no Ceará e da semelhança entre as expectativas do projeto do hub e da obra da Petrobras. Ele ressaltou que Camilo juntamente com outras lideranças políticas tem viabilizado investimentos privados para a refinaria. Para ele, refinaria e hub são projetos distintos. 
O ex-ministro se eximiu de comentar o atraso nas obras de reforma do aeroporto Pinto Martins e pontuou que a inclusão do equipamento nas concessões do Governo Federal anula as discussões do passado. “Haverá outros obstáculos até o final do ano, é importante a permanência da mobilização de diversos setores”, disse Cid sobre o hub.
Em relação à crise na saúde e a discussão com o Ministério da Saúde sobre o financiamento de equipamentos no Estado, Cid afirmou que a pasta acompanhou todas as obras do Estado, inclusive, com a presença do ex-ministro Alexandre Padilha em eventos de inauguração. “Houve tentativa de trazer a verba, mas temos limitações, consegui recurso para construção, mas a necessidade da população não pode esperar que haja um programa federal”, pontuou.
Fonte; Opovo
 (Jéssica Welma - jessicawelma@opovo.com.br)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Prefeito de Juazeiro do Norte é afastado pela Justiça


A Justiça também determinou o congelamento dos bens do peemedebista no valor de R$3 milhões. Com o afastamento, o vice-prefeito, Luiz Bessa (PTB) assume o cargo.



A Justiça cearense deferiu pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e afastou, por 180 dias, o prefeito de Juazeiro do Norte,Raimundo Macedo (PMDB). O juiz Gucio Coelho, autor da decisão, também determinou o congelamento dos bens do peemedebista no valor de R$3 milhões. 

De acordo com o MPCE, ocorreram irregularidades durante desapropriação de terreno. A pedido do MPCE em relação ao mesmo caso, a Justiça já havia congelado os bens do prefeito em mais de R$2 milhões. Os promotores responsáveis pelo caso darão coletiva de imprensa nesta segunda, 22, às 16h.

Com o afastamento, o vice-prefeito, Luiz Bessa (PTB) assume o cargo. O petebista é irmão do deputado federal Arnon Bezerra (PTB), que rompeu com o prefeito durante as eleições do ano passado.

sábado, 20 de junho de 2015

MAIORIDADE PENAL-PEC não fixa regra para criar novas prisões no Brasil

A proposta que reduz a maioridade penal no Brasil determina o encarceramento de jovens de 16 e 17 anos em novos estabelecimentos prisionais, o que tem suscitado incerteza sobre como isso se dará, se realmente será efetivado e se haverá consequência a eventual descumprimento.

Aprovada na quarta-feira (17) em uma comissão da Câmara dos Deputados, a emenda à Constituição diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos para o caso de crimes graves, como os hediondos e o tráfico de drogas.

O texto determina que jovens de 16 e 17 anos cumpram pena em estabelecimentos separados dos adultos e também dos adolescentes menores de 16 anos, cabendo à União e aos Estados criar esses estabelecimentos. A proposta não estabelece prazo ou regras de transição.

Segundo o Ipea (instituto de pesquisa vinculado à Presidência da República), pelo menos 9.061 jovens de 16 e 17 anos (36% dos internados) estariam enquadrados nos crimes com redução da maioridade -dados de 2013.

“Mal na foto”
“Não existem esses estabelecimentos. O Estado administrador não dando essa infraestrutura pode levar a Justiça a ter que colocar em liberdade [os jovens] porque não há onde cumprir a pena devidamente. Aí então quem fica mal na foto é a Justiça”, comentou o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli.

Para ele, a redução não resolve o problema da criminalidade. O ministro Gilmar Mendes afirmou que “não tem pensamento seguro” sobre o assunto, mas defendeu a discussão da ampliação do tempo de internação para jovens infratores.

O governo, que é contrário à redução da maioridade, tem afirmado que o assunto poderá ser levado ao Supremo.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a redução da maioridade em crimes violentos cria “efeitos reflexos” no Código Penal que podem, inclusive, “abrandar crimes” como estupro e tráfico de pessoas. Isso porque, para ele, o texto não muda apenas a responsabilidade penal, mas também “o parâmetro de proteção ao menor”

“Ao mudar o conceito de criança e adolescente, todos os crimes que têm as penas agravadas para proteger menores de 18 anos, como estupro e tráfico de pessoas, vão ter as penas abrandadas”, disse Cardozo à reportagem.

Mesmo deputados da bancada da bala manifestaram insegurança sobre o encarceramento. Alberto Fraga (DEM-DF) afirmou que eles cumprirão pena nos atuais estabelecimentos ou podem ser criadas alas exclusivas nos centros de internação. (das agências de notícias)