quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Prefeito Guimarães prestigia confraternização dos 28 anos do Hospital de Aquiraz



O prefeito Guimarães participou da confraternização de fim de ano, que comemorou os 28 anos do Hospital Geral Manuel Assunção Pires (HGMAP). A festa aconteceu na noite desta terça-feira, 22, no estacionamento do hospital. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Willames Freire, pela Adjunta, Olímpia Azevedo, Guimarães comemorou, com os servidores, os avanços da saúde no município em 2015.

Fotos;Joselito Araújo



O evento, chamado de “Noite das Estrelas”, celebrou as novas instalações do equipamento e homenageou os colaboradores que se destacaram, a partir de avaliação realizada pelos próprios colegas de trabalho. Eles receberam placas de reconhecimento ao destaque.

Este ano, a comemoração contou com música ao vivo, que levou os mais de 150 presentes a dançarem sob a voz e o violão do cantor Alex. Houve sorteio de brindes aos servidores, além da tradicional ceia que teve como destaque o bolo de aniversário do HGMAP.

A diretora do hospital, Daniely Leitão Bezerra, ressaltou a importância da confraternização. “Cada ano que passa, eventos como esse nos unem mais e isso é um diferencial para melhor atendermos os nossos pacientes”, comentou.

Este ano, o Hospital Geral Manuel Assunção Pires (HGMAP) passou por reformas e recebeu novos aparelhos, além de conseguir realizar uma média de 200 atendimentos/dia e 160 cirurgias eletivas/mês.

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Aquiraz
Rua Francisco Porfírio de Castro, Centro - CEP 61.700-000
Telefone: (85) 3361.1885

Hospital Geral Manuel Assunção Pires (HGMAP)
Rua João Paulo II, 96 - Centro
Telefone (85) 3361.1860

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Prefeito Guimarães homenageia alunas debutantes em reconhecimento ao destaque nos estudos

A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município (STAS), vai realizar um baile para 17 alunas debutantes do município. A festa, organizada por iniciativa do prefeito Guimarães, acontecerá neste sábado, 12, a partir das 18 horas, na Escola Laís Sidrim Targino. As contempladas obtiveram as melhores notas durante o ano letivo, estão inseridas no Cadastro Único e são usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da STAS.

 
O objetivo é proporcionar um momento marcante na vida das adolescentes, em reconhecimento pelo esforço empregado nos estudos, onde se destacaram com as melhores médias. A iniciativa do prefeito Guimarães, leva em conta a relevância da política de assistência social no município de Aquiraz que inclui programas, projetos e ações de abrangentes interesses coletivos.
 
 
Confira a programação abaixo:
 
18h00 - Abertura com a Banda Municipal Virgílio Coelho
19h00 - Missa em Ação de graças as Debutantes
20h00 - Cerimonial de apresentações
20h30 - Valsa
21h00 - Agradecimentos
21h30 - Encerramento
 
 
Mais informações:
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Rua Nossa Senhora de Lurdes, S/N - CEP 61.700-000
Telefone: (85) 3361.1864
E-mail: assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br

Ministério da Saúde envia 3 toneladas de larvicida para combate a dengue no Ceará

Guerra ao Aedes


O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (14/12) o envio de três toneladas de larvicida ao Ceará, quantidade que deve ser suficiente para proteger 1,5 bilhão de litros de água no estado. De acordo com o ministério, a quantidade liberada corresponde à demanda da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), levando em consideração a situação epidemiológica local e o histórico de consumo.
O objetivo é eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika e chickungunya. O larvicida é utilizado quando não é possível eliminar o foco de água parada, local de reprodução do mosquito.
Cada quilograma do produto é capaz de tratar 500 mil litros de água. As três toneladas encaminhadas para o Ceará devem tratar um volume de água equivalente a 600 piscinas olímpicas.
O reforço foi repassado aos estados das regiões Nordeste e Sudeste, totalizando mais 17,9 toneladas do produto. O ministério argumenta que a meta é manter as secretarias estaduais de Saúde abastecidas com um dos principais instrumentos para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti.
Neste ano (janeiro a dezembro), foram enviadas 17,3 toneladas para Ceará.  Neste mesmo período, o Ministério da Saúde encaminhou, a todos os estados, 114,4 toneladas de larvicida. Esse quantitativo garantiu o tratamento de 57,2 bilhões de litros de água.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Prefeito Guimarães antecipa pagamento da  segunda parcela do 13º salário em Aquiraz

O prefeito Guimarães autorizou nesta quinta-feira, 10, a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo municipal de Aquiraz. Por lei, o prazo máximo para cumprimento da obrigação vai até o dia 20 de dezembro de 2015. Mas, apesar do cenário de contenção de despesas e ajuste fiscal vivenciado pelas administrações públicas e privadas em todo o País, o prefeito conseguiu antecipar a quitação do salário para esta sexta-feira, 11 de dezembro. 


Em meados de julho, Guimarães já havia pago metade do vencimento, garantindo injeção de recursos na economia local, equilibrando o fluxo financeiro da Prefeitura e aliviando a situação no bolso do trabalhador. No total, 2.401 servidores receberão o benefício, somando o montante de R$ 1.868.000,00. Sobre a primeira parcela, antecipada no dia 15 de julho deste ano, não incidiram as deduções de encargos sociais relativas ao Imposto de Renda e ao INSS, o que ocorrerá em relação ao valores deste segundo pagamento.



Mais informações:
Secretaria de Administração e Planejamento de Aquiraz (Seap)
Rua Virgílio Coelho, s/n, Centro
CEP 61.700-000
Telefone: (85) 4062 8090 - 3361.1854
E-mails: seap@aquiraz.ce.gov.br
Site: www.seap.aquiraz.ce.gov.br

Dupla presa com 1.035 comprimidos de ecstasy

Uma operação da Polícia Civil, por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), nesta quarta-feira, 9, prendeu dois homens em flagrante, e apreendeu 1.035 comprimidos de ecstasy, avaliados em R$ 50 mil.


De acordo a delegada adjunta da DCTD, Patrícia Bezerra, uma festa rave que vai acontecer no próximo sábado, 12, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, seria abastecida com a droga sintética que foi apreendida.

Diego foi detido em um posto de gasolina no bairro da Aldeota, com 37 comprimidos. A polícia apreendeu o restante da droga na casa de Wellington e seria comercializada durante uma festa rave. Após a ação, os suspeitos, o publicitário Diego Meneses, 30, e Wellington Gonçalves, 26, foram conduzidos à delegacia, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Esta é a terceira grande ação da DCTD contra o tráfico de drogas sintéticas em Fortaleza denominada de Operações ‘Rave Over’. Em novembro, a Polícia realizou a maior apreensão de droga deste tipo do Norte/Nordeste, durante a segunda fase da operação ‘Rave Over’.

A delegada Patrícia Bezerra afirmou, que durante a primeira fase da operação, deflagrada em julho deste ano, foi desarticulada a maior quadrilha de tráfico de drogas sintéticas do Estado do Ceará com a diretora-adjunta da DCTD, os jovens presos são de classe média alta e agiam especialmente durante festas rave.

Fonte;Ceará Agora

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Prefeitura de Aquiraz celebra 10ª edição do Abraçarte com o sanfoneiro Otílio Moura



A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Administração e Planejamento (Seap), realiza a 10ª edição do Projeto Abraçar-te, nesta sexta-feira, 11, das 17 às 22 horas, na Praça das Flores, Centro de Aquiraz. O público terá diversas opções de barracas, oferecendo produtos artesanais e iguarias típicas da região. Ao comprar nas barracas, você participa de sorteio e concorre a prêmios. Haverá, também, brinquedos para a criançada, lazer e entretenimento, além de atrações musicais como o sanfoneiro Otílio Moura, orquestra de pífanos, sons da vila e grupo Xique-Xique! 
                                                                                                                      Foto; Joselito Araújo



A iniciativa do projeto tem o objetivo de resgatar valores e costumes tradicionais da comunidade, bem como incentivar o turismo e o comércio de produtos e serviços na área central da sede do município. Isso acontece com a realização do evento na primeira sexta-feira de cada mês.

Com três centros de rendeiras, Aquiraz reafirma seu potencial como grande produtor de artesanato, conseguindo, inclusive, exportar grande parte da produção. Os mais diversos tipos de rendas, das mais simples às mais sofisticadas, deixam o visitante à vontade para escolher a sua melhor compra ou presente.


Mais informações:
Secretaria de Administração e Planejamento
Rua Virgilio Coelho, s/n, Centro -
Aquiraz – Ce – Brasil | CEP 61.700-000
Telefone: (85) 4062 8090 - 3361.1854

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Prefeitura inicia curso de Aquicultura para pescadores no Cras da Prainha


A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca (Seamp) em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizou a aula inaugural do curso de aquicultor, na segunda-feira, 7,  no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prainha.
Foto:Joselito Araújo


Sobre a iniciativa, o  prefeito Guimarães destaca que o objetivo é qualificar os profissionais da pesca do município, para que possam realizar suas atividades com mais segurança e qualidade. Além disso, ajudar os pescadores a alcançar melhor produtividade, com preservação ambiental e aumento de renda da população mais carente. 
A capacitação terá como demandante o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que vai ministrar as aulas para uma turma de 20 alunos. As aulas acontecerão no período da manhã com duração de 160 horas. O curso que inicia hoje tem previsão para encerrar no dia 2 de Fevereiro de 2016.

O Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

O Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

Saiba mais

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.


Mais informações:
Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Pesca (Seamp)
Rua Raimunda Nogueira, 52, Estrada do Picão 
Telefone: (85) 4062 8090 - 3361.1834

Eleitores vão as urnas e elegem novo prefeito em Araripe

A Eleição Suplementar para escolha de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Araripe, no Cariri Oeste do Estado, realizada ontem (06/12), aconteceu com absoluta tranquilidade, sem registro de qualquer irregularidade.

A Eleição foi realizada em decorrência da decisão do Pleno do TSE, datada do último dia 22 de setembro, mediante Recurso Especial Nº 13426, que ratificou decisão do TRE-CE, de manter a cassação do prefeito e vice-prefeito eleitos em 2012, José Humberto Germano Correia e Guilherme Lopes de Alencar, ambos do PSD-CE, e determinando a realização da nova eleição.

Concorreram na nova disputa, os candidatos Giovane Guedes Silvestre (prefeito) e Francisco de Sales Alves Andrade, pela Coligação “Araripe Para Todos” (PT/PR/DEM/PSDC), e Damião Rodrigues de Alencar (prefeito) e Francisco Bosco dos Santos (vice-prefeito), pela coligação “Para o Araripe Seguir Avançando” (PSD, PP, PROS).
O Juiz Eleitoral da 68ª Zona Eleitoral, Marcelo Wolney de Alencar, informou que tanto o breve período de campanha, que totalizou 45 dias até o dia da eleição, quanto à própria eleição, transcorreram com tranquilidade, não sendo identificado nenhum tipo de irregularidade, crime eleitoral ou qualquer ato que atrapalhasse o processo eleitoral. A única intercorrência observada foi a necessidade de adicionar uma bateria reserva em uma urna na Escola Violeta Arrais, no Bairro Campo de Aviação, no início da manhã, porém sem ter causado qualquer prejuízo à eleição naquela seção, não tendo sido necessário substituição da referida urna. De acordo com o magistrado, Araripe possui 17.127 eleitores, e que o nível de abstenção numa eleição convencional varia entre 20 e 30%. Nesta eleição suplementar, o índice de abstinência alcançou a margem de 33,89%, equivalente a 5.805 eleitores faltosos. O Juiz informou ainda que foram 64 seções eleitorais, sendo 02 agregadas.
A expectativa, durante todo o processo, era da vitória dos candidatos da coligação “Araripe para Todos”, indo de encontro aos anseios da população de que haja uma mudança substancial. Os seus adversários tiveram uma campanha muito discreta. O resultado foi condizente com o esperado. A chapa dos candidatos Geovani Guedes e Francisco de Sales venceram a eleição suplementar com 7.614 votos, equivalente a 72,82% dos votos válidos, contra 2.842 votos da coligação adversária, um percentual de 27,18% dos votos válidos.
Fonte .;Ceará Agora

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Acusados da morte de delegado são condenados a mais de 27 anos de prisão

Os réus Lindoval Vicente da Silva Júnior, Francisco Renato Marques Silva, Francisco Rodrigo Marques Silva, Francisco Antônio Vieira Batista, Pedro Paulo Alves dos Santos e Jardel de Sousa Façanha foram condenados pela morte do delegado de polícia Civil do Piauí, Lucas Craveiro Alves. A decisão, proferida nesta terça-feira (1º/12), é do juiz Sílvio Pinto Falcão Filho, titular da 1ª Vara Criminal de Fortaleza.

Para o magistrado, existem nos autos “elementos suficientes para se concluir que os réus integram uma associação criminosa armada que tem como finalidade a prática de crimes, notadamente contra o patrimônio, havendo relatos de diversos assaltos a eles atribuídos”.
Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), o crime aconteceu por volta das três da madrugada do dia 17 de março de 2014, na avenida Washington Soares, em Fortaleza. O delegado Lucas Craveiro foi vítima de assalto, no qual foi atingido por disparos de arma de fogo.
Na ocasião, ele saia de uma lanchonete e caminhava pela calçada em direção ao carro, que estava estacionado próximo ao local, quando surgiu um automóvel ocupado por Francisco Antônio, Pedro Paulo, Rodrigo, Renato e Lindoval, que desceu do veículo e anunciou o assalto.
A vítima correu e foi atingida por disparos realizados por Lindoval. Mesmo ferido, Lucas Craveiro conseguiu acertar o assaltante, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Em seguida, Lindoval ainda subtraiu a arma que o delegado portava.
Agentes da Divisão de Homicídios saíram em perseguição aos criminosos. Inicialmente, encontraram Lindoval Vicente em hospital de Maracanaú, onde se encontrava baleado.
Francisco Antônio e Jardel Souza foram presos na residência de Jardel, onde localizaram sete munições calibre 38. Pedro Paulo também foi preso em casa, na posse do automóvel utilizado no latrocínio. Já os irmãos Francisco Rodrigo e Francisco Renato, também foram presos em casa, onde estavam escondidas as armas usadas no latrocínio, além da pistola .40 (com brasão da Polícia Civil do Piauí), que foi subtraída da vítima, bem como vários objetos de outros roubos e receptações.
CONDENAÇÕES
Lindoval Vicente foi condenado a 36 anos, nove meses e nove dias, por roubo seguido de morte, roubo com emprego de arma de fogo e concurso de pessoas, além de associação criminosa. Francisco Renato foi condenado a 40 anos, dois meses e 28 dias, por roubo seguido de morte, roubo com emprego de arma e concurso de pessoas, posse de arma com identificação raspada e associação criminosa. Francisco Rodrigo foi condenado a 40 anos, dois meses e 28 dias por roubo seguido de morte, roubo com emprego de arma de fogo com concurso de pessoas, associação criminosa e posse de arma com identificação raspada. Francisco Antônio foi condenado a 28 anos e três meses por latrocínio, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Pedro Paulo foi condenado a 27 anos e nove meses por latrocínio, associação criminosa. Jardel de Sousa foi condenado a 31 anos e seis meses por roubo seguido de morte e associação criminosa. Latrocínio, associação criminosa, roubo com emprego de arma e concurso de duas ou mais pessoas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Fonte:Ceará Agora

Vereador diz estar recebendo ameaça de morte de funcionário da Prefeitura de Fortaleza

O vereador Alípio Rodrigues (PTN) disse nesta quarta-feira, 2, estar sendo ameaçado de morte por um funcionário da Prefeitura aliado do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Em pronunciamento exaltado na tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar afirmou que irá denunciar o caso no Ministério Público e que vai “fugir” para o Município de Russas, onde possui residência.

“Essa pessoa falou várias vezes que vai me f****. Eu vou embora é para o meu interior”, disse, visivelmente nervoso, repetindo diversas vezes a palavra de baixo calão. Segundo o Alípio, o servidor, lotado no Gabinete do Prefeito, estaria o ameaçando por conta da ida do parlamentar a uma festa de aniversário da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
“Ele está mostrando minha foto em todos os lugares. Ele fala que vai asfaltar trinta bairros no Pirambu. Eu quero saber se essa ameaça dele é um recado de alguém. Eu quero dizer para ele que eu fui votado em toda Fortaleza e eu quero é que ele asfalte cada rua da cidade”, disse.
Salmito Filho
Na manhã desta quarta, o vereador apresentou pedido de licença ao presidente da Câmara, Salmito Filho (PDT). Em pronunciamento na tribuna da Casa, Salmito prestou “total solidariedade” ao colega e afirma que irá procurar o prefeito Roberto Cláudio para tratar do tema. “Não admitimos qualquer tratamento que não seja respeitoso, nada justifica”, disse.
Salmito destacou ainda que a ameaça é ação individual, sem qualquer relação com o prefeito Roberto Cláudio. “Pode ter certeza que o prefeito não tem relação com isso, nem sabe disso. O senhor não vai atritar com ele por conta disso”, disse. Diversos outros vereadores, como Deodato Ramalho (PT), se solidarizaram com o colega.
O presidente pediu ainda que o vereador retirasse de sua fala as expressões de baixo calão. Alípio, que já havia recusado fazer a mudança a pedido do vice-presidente Adail Júnior (PV), acabou cedendo e aceitando a alteração. “É que lá no interior, a gente fala com palavrão e tudo mesmo”, disse Alípio.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Em Granja, governador inaugura adutora e assina ordem de serviço para CEI

“Essa adutora é um sonho antigo dos moradores do distrito de Santa Terezinha e vai abastecer mais de 20 mil pessoas. As obras de infraestrutura hídrica no Ceará são prioridade para o nosso governo, por isso não estamos medindo esforços para levar água a nossos irmãos e irmãs cearenses”, garantiu o governador Camilo Santana ao inaugurar na tarde desta segunda-feira (30) mais uma adutora no estado. Desta vez foram os moradores da localidade de Santa Terezinha, em Granja, que foram beneficiados com o novo equipamento.

Com investimentos de R$ 7.154.463,72, vindos dos cofres do Estado, a obra foi executada em parceria com a Prefeitura Municipal. Com esta, já são sete adutoras que o Governo do Estado executa em 2015. As de Granja e Jaguaretama foram finalizadas e entregues para a população. A de Independência está concluída, aguardando apenas a ligação da energia elétrica por parte da Coelce. E as de Cedro, Arneiroz, Ibicuitinga e Quixeramobim seguem as obras em ritmo acelerado.
Mais um Centro de Educação Infantil
Na mesma solenidade, o governador Camilo ainda assinou a ordem de serviço para a construção de mais um Centro de Educação Infantil no Estado, para atender às crianças em Granja. O aporte é de R$ 1,3 milhão, proveniente do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com contrapartida do município. A estrutura de um CEI tem capacidade para atender até 208 crianças e é constituída por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. A obra será supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
Além de Granja, o Governo do Estado autorizou o início das obras dos Centros de Educação Infantil de Carnaubal, Saboeiro, Horizonte, Pentecoste, Tianguá, Ipu, Santa Quitéria, Acopiara, Camocim, Cedro, Salitre e nas localidades de Dom Expedito e José Euclides, em Sobral. Os CEIs fazem parte do pacote de investimentos lançado pelo governador este ano para a construção de 54 espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Outros 65 Centros estão assegurados para as crianças cearenses. Ao todo, o Estado ganhará 119 CEIs.
Além do prefeito de Granja, Romeu Aldigueri, estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa, Sérgio Aguiar, Robério Monteiro e Gony Arruda, o deputado federal Vicente Arruda e lideranças políticas da Região Norte do Estado.
Fonte:Ceará Agora