sexta-feira, 4 de março de 2016

Luizianne X Cid: disputa na Capital terá novo capítulo do conflito

A política do Ceará terá, neste ano, um novo capítulo do conflito entre a ex-prefeita de Fortaleza, Luzianne Lins e os irmãos Cid e Ciro Gomes. Luizianne, quando prefeita, e Cid, governador, chegaram a se entender nas eleições de 2008. A petista concorria à reeleição e Cid, mesmo a contragosto do irmão Ciro, a apoiou.

Em 2012, a história mudou e o conflito se radicalizou ainda mais. O grupo liderado pelo então governador Cid Gomes decidiu lançar a candidatura de Roberto Cláudio, enquanto Luizianne apoiou o advogado Elmano de Freitas.
Roberto era filiado ao PSB, depois passou para o PROS e, hoje, ao lado dos irmãos Ferreira Gomes, está no PDT. Elmano continua no PT e fiel aliado da ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins. Elmano e Roberto chegaram ao segundo turno da eleição de 2012. Na disputa final da eleição, Cid e Ciro Gomes ganharam a eleição com o aliado Roberto Cláudio.
Derrotada, Luizianne não escondeu o ressentimento com os irmãos Cid e Ciro Gomes. Afastou-se dos grupos do PT mais ligados aos irmãos e, nas eleições de 2010, ficou longe do palanque do candidato Camilo Santana e se aliou ao adversário e candidato do PMDB ao Governo do Estado, Eunício Oliveira. Camilo, com o apoiou de Cid, Ciro e Roberto Cláudio, venceu a eleição.
A disputa pela Prefeitura de Fortaleza deixará ainda mais distante o grupo de Cid Gomes e da ex-prefeita Luizianne Lins. O conflito é inevitável. Luizianne será candidata ou terá um aliado como candidato e marcará a campanha com um áspero discurso contra os irmãos Ferreira Gomes e a administração Roberto Cláudio. Está em jogo não apenas a Prefeitura da Capital, mas as vagas de governador e duas de senadores nas eleições de 2018. Luizianne está mais próxima aos grupos de oposição ao Governo Camilo Santana.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário: