quinta-feira, 31 de março de 2016

Programa “Saúde Até Você” Prefeito Guimarães leva atendimento médico especializado às comunidades



Comunidade de Patacas será a primeira receber a visita dos médicos especialistas 
em nove áreas da Saúde. Ação acontecerá nesta sexta-feira, 1º de abril













O prefeito Guimarães, por meio da Secretaria de Saúde de Aquiraz, lança na próxima sexta-feira, 1º de abril, o Programa “Saúde Até Você”, que vai levar atendimento em nove especialidades médicas aos distritos e localidades do município. O objetivo é promover o acesso prático, rápido, oportuno e qualificado dos usuários do SUS aos serviços de atenção especializada em oftalmologia, cardiologia, ginecologia, ortopedia, neurologia, gastroenterologia, pediatria, urologia e ultrassonografia. 





Um cronograma de atendimento nos postos de saúde foi formulado junto às 26 Equipes de Saúde da Família (EqSF) para acontecer durante todas as sextas-feiras. O “Saúde Até Você” deve descentralizar a prestação dos serviços, como forma de diminuir ou até zerar as filas de espera por consultas. A ação busca reduzir a demanda reprimida em atenção secundária, aumentando resolutividade e prosperidade no processo saúde-doença, com diagnóstico e tratamento de enfermidades em tempo hábil.



O primeiro calendário do programa “Saúde Até Você” divulgado pela Secretaria de Saúde contempla as seguintes localidades: Patacas (1º de abril), Justiniano de Serpa (08/04), Iguape (15/04), Tapuio (22/04), Prainha (29/04) e Jenipapeiro (07/05). As equipes de saúde foram orientadas a levantar dados sobre as necessidades de atendimento dos pacientes nas localidades, organizando a demanda, o fluxo de contato e o deslocamento para os respectivos postos de saúde nas datas agendadas. 



Aquiraz já dispõe de um Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Rua João Paulo II, s/n, no Centro da Cidade. A unidade oferece serviços em 13 áreas (traumatologia, pediatria, dermatologia, ginecologia, clínica médica, urologia, cardiologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, reumatologia, ultrassonografia, acupuntura, fonoaudiologia, psicologia e exame eletrocardiograma).



Hoje, os pacientes são orientados, após atendimento nos postos de saúde, a procurar a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde para agendamentos de consultas e exames no CEM e/ou Hospital Municipal, bem em órgãos externos.  Nesse último caso, as solicitações são inseridas no sistema UNISUS Web e aguardam autorização da Saúde Estadual. Alguns procedimentos são agendados diretamente no hospital como radiografias e consulta com cirurgião geral. 



Mais informações:  



Rua Francisco, Porfírio de Castro, nº 07



Alto Alegre - CEP 61.700-000



Fone: (85) 3361-1885 / E-mail: saude@aquiraz.ce.gov.br
Fotos;JoselitomAraújo

Nenhum comentário: