quinta-feira, 7 de abril de 2016

Prefeitura de Aquiraz abre Jogos Escolares 2016 na Praça da Matriz

A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Educação e Desporto, realizou na manhã desta quinta feira, 7, a abertura oficial dos Jogos Escolares de Aquiraz 2016. Durante o evento, foi eleito o casal representante das competições e acesa a pira olímpica.  

O “mister” e a "miss" são os alunos Cláudio Vítor Vieira de Castro (Escola Lia Sidou) e Kemily Braz da Silva (Escola Alda Façanha). Outra apresentação que marcou o evento foi o ritual sagrado do “Toré”, com a escola da etnia Jenipapo Kanindé. O encerramento se deu com o “Juramento do Atleta”. Em seguida, a secretária de Educação e Desporto de Aquiraz, Terezinha Holanda, proferiu o decreto oficial da abertura dos jogos.

O prefeito Guimarães apoia os Jogos Escolares e destaca o poder do esporte como elemento formador dos jovens. “O esporte ajuda no processo educacional porque confere autoestima aos participantes, além do coletivismo, o que se aprecia nas relações humanas. Uma qualidade que esses jovens levarão para todas as fases de suas vidas", ressalta o prefeito.

Apesar da abertura oficial nesta quinta-feira, as disputas terão início somente na sexta-feira, às 8 horas, no Aquiraz Riviera, com as competições de atletismo, nas categorias 1.000 e 3.000 mil metros, além do arremesso de dardos.

Durante os jogos, as modalidades disputadas são: futsal; basquete; vôlei e handball (coletivas) e atletismo; vôlei de praia; tênis de mesa; badminton e xadrez (individuais). Este ano, os jogos incluem, ainda, de natação e judô.

Representantes de 26 escolas vão competir nos pólos escolares Plácido Castelo, na Tapera; João Pires Cardoso, no Camará; Manoel Assunção Pires, no Jenipapeiro, e Maria de Castro Bernardo, no Tapuio. Também, haverá disputas no Aquiraz Riviera. O jogos acontecerão de 8 de abril a 3 de maio.

Esta é a quarta edição dos Jogos, que, no ano passado, tiveram participação de 450 alunos de 23 escolas, sendo 17 municipais e seis estaduais. Este ano, serão 26 escolas, com média de 1.200 estudantes disputando as competições. Isso significa mais que o dobro de participantes da edição 2015.


Nenhum comentário: