Jornalista Régis Oliveira: 318 anos de Aquiraz: Festa democrática e plural

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

318 anos de Aquiraz: Festa democrática e plural






 O Governo Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura, em  parceria institucional com a Casa Civil do Estado Ceará e apoio da CAGECE,  realizaram uma programação especial para comemorar os 318 anos da primeira capital do estado. As várias manifestações culturais e artísticas da cidade se uniram para homenageá-la.
Acordando os moradores em clima de festa a Banda Municipal participou da Alvorada, que foi acompanhada da queima de fotos. Em seguida, aconteceu o ato cívico de hasteamento da bandeira, que contou com a participação do Vice-Prefeito, Agenor Mota, do Secretário de Infraestrutura, Carlos Augusto e da munícipe e funcionária pública, Francisca Cilene Gomes, hasteando respectivamente as bandeiras do estado, nacional e do município.
Emocionada, Francisca Cilene, que adotou Aquiraz como terra natal há mais de vinte anos e exerce a função de gari na Prefeitura Municipal, fala que nunca imaginou participar desta forma (hasteando a bandeira de Aquiraz), em seu aniversário, representando todos os aquiraenses. “Só de subir essa bandeira, pra mim, foi tudo. Uma alegria muito grande”, diz a funcionária pública que ressalta ainda se sentir muito feliz exercendo uma função que contribui para deixar a cidade mais limpa e bonita.
A programação teve continuidade no período da tarde com o Cortejo Cultural, que percorreu as ruas do centro em direção ao palco central, na Praça da Matriz. Mesmo com chuva, o público saiu de casa para acompanhar o cortejo onde,  ao todo, foram mais de trezentos de artistas que representaram a cultura local.
 Todos os grupos culturais se apresentaram na Praça da Matriz para o público presente, que formou uma grande ciranda para prestigiar as atrações.

       Secretário William Mendonça e Maestro Tarcísio da Banda Virgílio Coelho

A música também encantou os moradores, teve desde frevo e marchinhas, à música experimental e o forró pé-de-serra, o que para o Secretário de Cultura de Aquiraz, William Mendonça, foi uma festa plural e democrática. “O aniversário de Aquiraz foi uma festa democrática, plural e de inclusão das mais diferentes classes e diversidade artística que existe no município. Estamos muitos felizes com o envolvimento afetivo da população que, em plena segunda-feira chuvosa, se fez presente e aplaudiu nossos artistas da terra. Com certeza estavam aplaudindo a matéria-prima e todos os cidadãos que fazem parte e atuam em Aquiraz”, diz o secretário.

Prticiparam da festa dos 318 anos de Aquiraz, os grupos artísticos. 

Banda Municipal de Aquiraz
Fanfarra Francisca Rodrigues da Silva (Batoque)
Fanfarra Ernesto Gurgel (Sede)
Tapera das Artes (Tapera)
Tribo Jenipapo-Kanindé (Encantada)
Grupo de Capoeira (Prainha)
Quadrilha Junina (Japão)
Grupo de Dança  Xique-xique (Sede)
Amigos do Reggae (Sede)
Cia Cordapés (Fortaleza)
Luthieria Ensemble - Tapera das Artes
Orquestra de Frevo e Marchinhas
Jair Dantas e banda
Eloiza Morais e banda

Com Informações de 

Gigi Borges (2890 JP/CE)
Coord. de Marketing e Relações Públicas - SECULT
Fone: (85) 3361.1838 l 99809.3000

Nenhum comentário: