sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Papa sugere em missa matinal que é "melhor ser ateu a ser um católico hipócrita"

Ele criticou os católicos que não praticam o que pregam.


O Papa Francisco conhecido por sempre chamar a atenção de fiéis e membros da igreja para praticarem o que prega, afirmou nesta quinta-feira que é melhor ser um ateu do que um dos "muitos" católicos que não praticam o cristianismo.

O comentário foi feito durante a missa privada matinal em sua residência, onde ainda afirmou: "é um escândalo dizer uma coisa e fazer outra, isto é uma vida dupla. Existem aqueles que dizem ‘sou muito católico, sempre vou à missa, pertenço a isto e a esta associação”, disse o chefe da Igreja Católica Romana.

A missa foi transcrita pela Rádio Vaticano, onde o Papa ainda criticou empresários que não pagam seus funcionários com salários justos e ainda os exploram. 

Desde 2013, quando foi eleito, o Papa já condenou abuso sexual de crianças por parte de padre, além de comparar tal ato a uma "missa satânica". Dois meses após sua eleição, ele afirmou que os cristãos devem ver os ateus como pessoas boas caso eles sejam boas pessoas. 
 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Alexandre de Moraes diz que internação de menores autores de crimes hediondos deveria chegar a 10 anos.

Indicado pelo presidente Michel Temer para o Supremo Tribunal Federal, o ministro licenciado da Justiça, 
Alexandre de Moraes, defendeu nesta terça-feira (21) que adolescentes que cometerem atos infracionais
hediondos sejam punidos com internações maiores.

Alexandre de Moraes fez a afirmação durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
 do Senado, na qual ele abordou outros temas (veja mais abaixo). 
Atualmente, o tempo máximo de internação de um adolescente que comete ato infracional é
 de três anos. Na opinião de Moraes, quando o ato for hediondo, a punição deveria ser de até 
dez anos de internação.

O indicado declarou que apresentou uma proposta sobre o assunto quando assumiu a Secretaria 
de Segurança Pública de São Paulo em 2015.
"Para que haja essa proporcionalidade, a possibilidade de que, nesses casos  nos casos 
equivalentes a crimes hediondos –, o ato infracional hediondo permita até dez anos de internação”, 
expôs Moraes.
Moraes disse também defendeu que, ao atingir 18 anos de idade, o adolescente deveria ser
 separado dos demais internos e colocado em uma ala específica.
"Tive a experiência prática, quando acumulei a Secretaria da Justiça com a presidência da Febem, 
que, ao fazer 18 anos, aquele menor, agora maior, vira um líder, um ídolo lá dentro, e acaba
 incentivando mais violência", acrescentou.

Aumentam probabilidades de chuvas abaixo da média, diz FUNCEME

Maior precipitação ocorreu na cidade de Juazeiro do Norte com 73.0 mm.


Em Fortaleza choveu 18.2 milímetros no Posto Messejana.

Choveu em 90 dos 184 municípios até as 12h desta terça-feira (21), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As 10 maiores chuvas ocorreram nos municípios de Juazeiro do Norte (73.0 mm ), Barro (71.0 mm), Milagres (60.0 mm), Missão Velha (59.0 mm), Pacujá (41.0 mm), Quixadá (40.0 mm), Milagres (40.0 mm) e Ibiapina (39.0 mm).
Em Fortaleza a Funceme registrou 18.2 milímetros no Posto Messejana e 18 milímetros no Posto Água Fria.
A previsão da Funceme  para esta terça-feira é de nebulosidade variável com chuva na faixa litorânea, noroeste e sul do estado do Ceará ao longo do dia. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
Para quarta-feira (22)  é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte e possibilidade de chuva no sul do Ceará no decorrer do dia.
E para quinta-feira (23) no decorrer do dia, há possibilidade de chuva em todas as regiões do estado.
De acordo com os meteorologistas, o principal indutor de chuva no Ceará durante a quadra-chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) é o sistema meteorológico chamado zona de convergência intertropical (ZCIT). Há nuvens sobre todo o estado do Ceará, principalmente na faixa litorânea. No Oceano Atlântico existe a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura).
Prognóstico março, abril e maio
O prognóstico da Funceme para março, abril e maio de 2017 indica que há 37% de probabilidade do Ceará ter chuvas abaixo da média.  As chances de haver precipitações em torno da média é de 43% e, na categoria acima da média, 20%.  Apesar de boas chuvas, a probabilidade do estado ter precipitações abaixo da média aumentou em relação ao prognóstico inicial para janeiro, fevereiro e março quando apontou 30%.
Apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o prognóstico trouxe as probabilidades de cada uma das três categorias (abaixo, em torno e acima da média histórica) referentes ao acumulado de precipitações dos próximos meses. O prognóstico foi apresentado na manhã desta terça-feira (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), no Parque Iracema, em Fortaleza

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Ministério Público manda devolver dinheiro de foliões do Carnaval do Porto das Dunas em Aquiraz.


O Chamado Carnaval do PDD foi cancelado.

Foto meramente ilustrativa, do anúncio do Carnaval do ano passado.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON/CE), expediu recomendação para reembolso imediato a todos os consumidores que efetuaram a compra dos ingressos do “Carnaval PDD”, que aconteceria nos dias 25 e 28 de fevereiro na praia do Porto das Dunas (Aquiraz/CE) e que foi cancelado na semana passada. O reembolso deve acontecer através do meio escolhido pelo solicitante e em todos os postos de venda colocados à disposição no momento da compra do ingresso, inclusive do valor eventualmente pago a título de taxa de administração, monetariamente atualizado.
A recomendação também destaca a necessidade das empresas organizadoras “7tons” e Social Music realizarem ampla divulgação da restituição, nos mesmos meios de comunicação onde o evento foi divulgado e com a mesma amplitude. “As empresas deverão encaminhar até quinta-feira (23/02) ao DECON uma lista nominal dos consumidores, com a descriminação do que foi pago a título de reembolso do valor do ingresso, taxas e correção, bem como os meios de divulgação na mídia”, destaca a secretária-executiva do DECON, a promotora de Justiça Ann Celly Sampaio.
Ela destaca que o descumprimento da recomendação acarretará na responsabilização civil e administrativa das empresas organizadoras do “Carnaval PDD”. “Orientamos, ainda, que os consumidores que não obtiverem êxito no ressarcimento pago pelo evento, a comparecer pessoalmente à sede do DECON, localizada na rua Barão de Aratanha, n° 100, no Centro de Fortaleza, para formalizar uma reclamação individual”, reforça.
Além disso, a secretária-executiva do DECON indica que os consumidores que por ventura alugaram casa e/ou pagaram passagem em decorrência do evento, também poderão comparecer ao DECON munidos de comprovantes dos gastos para instaurar um processo administrativo e solicitar o ressarcimento dos danos materiais ocorridos. Os consumidores que são de outro Estado, podem procurar o Procon da sua cidade. No caso de requerer indenização por danos morais, o consumidor deverá procurar o Judiciário.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br

Escola recém inaugurada em Aquiraz desenvolve projetos de atenção às vulnerabilidades.

Projetos Professor Diretor de Turma e EJA Articulada à Qualificação Profissional.



Inaugurada na última sexta- feira, dia 17, a Escola de Ensino Médio Francisco Nailton Cavalcante  em Camará, distrito de Aquiraz, desenvolverá diversos projetos, como o Professor Diretor de Turma, que mantém um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma para acompanhar todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades, fazendo as intervenções necessárias. Outra ação importante é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Qualificação Profissional. Destinada aos maiores de 18 anos que se encontram fora da escola, e retornam, para concluir o ensino médio, a iniciativa visa proporcionar melhor qualificação para o mundo do trabalho.
 
A EEM Francisco Nailton Cavalcante de Lima ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, sediada em Maracanaú. A Crede passa a contar com 76 escolas, sendo que destas, funcionam 08 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 11 Escolas Profissionais, 14 Indígenas, 01 Escola para pessoas privadas de liberdade e 42 de Ensino Médio.
 
Além de fortalecer o acesso à educação, a nova escola também tem o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem para os alunos que saem do Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio. Localizada nos arredores de um polo industrial, a unidade de ensino oferece a oportunidade aos jovens de prosseguir com os estudos e, posteriormente, concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, sem sair da comunidade onde vivem.


A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Aquiraz Edson Sá, do Governador Camilo Santana, Deputado Fernando Hugo, Vereador Babá e diverssas outras autoridades estaduais e municipais.

 
 
Fonte: Site Governo do Estado do Ceará
Assessoria de Comunicação da Seduc
Fone: 3101.3972
imprensa@seduc.ce.gov.br 

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Ministério Público Cancela Seleção Pública e Manda Prefeito Edson Sá abrir Concurso Público.


Em nota publicada no site do município de Aquiraz hoje, domingo, 19 de fevereiro de 2017, a administração muincipal de Aquiraz comunica que o Ministério Público recomendou ao Prefeito Edson Sá que cancele imediatamente o processo de seleção pública para contratação temporária de servidores e proceda a realização de concurso público.

Esta recomendação já havia sido feita na gestão do ex-prefeito Antônio Guimarães, quando o ministério público deu o prazo de 180 dias para a realização do concurso que não foi realizado dentro do prazo estipulado.

Agora, o ministério público reiterou a recomendação.

Fica portanto cancelada a seleção pública pela Secretaria de Educação de Aquiraz, que estava em andamento  desde o último dia 08, quando milhares de pessoas formaram filas para as inscrições.

Em breve a prefeitura de Aquiraz estará divulgando novas informações sobre a realização do recomendado concurso.



Choveu em 19 municípios nas últimas horas.

Precipitação (mm)10maiores chuvas por Municípios no dia:Dados extraídos às : 07:40 de 19/2/2017

Dois vereadores são cassados por compra de votos



Rosálio Francisco, o mais votado de Barbalha e Michelson Bernardes de Aracati, pagarão multa de 40 mil reais.


Dois vereadores do interior do Estado tiveram seus mandatos cassados por compra de votos nesta semana. Além da perda de mandato, ambos ficam inelegíveis por oito anos. Eles foram condenados a pagar multa no valor de 10 mil Ufir, o equivalente a cerca de R$ 40 mil. 


O vereador mais votado de Barbalha, município da região do Cariri, Rosálio Francisco de Amorim (PTN), foi condenado na última segunda-feira, 13.

A sentença foi proferida pelo juiz da 31ª Zona Eleitoral, Leonardo Afonso Franco de Freitas, que considerou “procedente” denúncia anônima de que ele teria dado 500 tijolos e R$ 100 a uma moradora da comunidade de Vila Mirim, zona rural da cidade, em troca de voto.

Em sua defesa, o vereador argumentou, no processo, que há “relatos genéricos” de que todos os candidatos compram votos no período eleitoral e disse que não teria condições financeiras de praticar o crime.
Já Michelson Bernardes (PPS), vereador de Aracati, no litoral leste do Estado, foi condenado pelo juiz da 8ª Zona Eleitoral em Aracati, Jamyerson Câmara Bezerra. Na sentença, Michelson também é acusado de abuso de poder.

A mãe do vereador, Marta Lúcia dos Santos Bernardes, foi condenada a pagar aproximadamente R$ 60 mil de multa e ficou inelegível por oito anos. 


De acordo com sentença do juiz, ela foi “conhecida por testemunhas por frequentar as localidades em épocas de eleição, o que evidencia uma prática reiterada”.


Ambos podem entrar com recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e, caso seja aceito, continuar no mandato até julgamento. Caso pode ser estendido, ainda, até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reportagem não conseguiu entrar em contato com os parlamentares. 
Fonte; O povo

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Funceme prevê chuvas em todas as regiões do Estado no sábado e no domingo devido a atuação da ZCIT

10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(199 postos com chuva de 201 informados)




Assim como aconteceu no fim de semana dos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico que é o principal indutor de chuvas no Ceará, deve trazer precipitações mais generalizadas neste fim de semana. Nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, choveu em 21 municípios, com maiores registros em Novo Oriente (70mm), Aquiraz (60mm) e Ararendá (50mm). Em Fortaleza, choveu 12,2mm. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o sábado e o domingo é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. 


O dia com precipitações com intensidades mais significativas deverá ser o sábado, 18 de fevereiro. Caso se confirme a previsão, há possiblidade de que o Estado do Ceará atinja a média mensal de chuvas para fevereiro, que é de 118,6mm. De forma parcial, até ontem, dia 16, foram observados 84,6mm, significando precipitações 28,7% abaixo da média.



A previsão do tempo da Funceme para a próxima semana, do dia 20 em diante, deve ser acompanhada através do site da instituição www.funceme.br  ou pelo plantão meteorológico através do telefone (85) 3101-1117 (das 9h às 12h nos fins de semana; e no horário normal de expediente de segunda a sexta-feira). 




Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
17 de fevereiro de 2017

Chuvas no Ceará enchem açudes e atingem mais de 100 municípios; veja imagens

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em mais de 100 municípios do Ceará, das 7h desta sexta-feira, 17, às 7h deste sábado, 18. A maior chuva foi em Alto Santo (178.6 mm).












Escavações continuam para retirar corpo de advogado

O casal de funcionários da vítima está preso na DHPP.



As escavações para retirada do corpo do advogado Aldrin Helanio Coelho Fonteles, de 47 anos, que está dentro de uma cacimba cimentada, localizada nas proximidades da Estrada do Iguape, em Aquiraz, continuaram na manhã neste sábado, 18. 

Na última sexta-feira a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) obteve uma retroescavadeira para realização do procedimento. O corpo do advogado foi colocado na cacimba e em seguida os suspeitos do crime cimentaram o local, o que dificulta a retirada do corpo. 
Os caseiros Maria Ivone Nascimento Menezes, 38, e  Antônio Rodrigo de Sousa, 34, estão na sede da DHPP. O delegado Leonardo Barreto realizaria a autuação em flagrante pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver e fraude processual.  

A DHPP acompanha a ação, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Perícia Forense.  O advogado e empresário do ramo de construção e produtos para animais estava desaparecido desde a quarta-feira, 15. O caseiro do sítio de propriedade de Aldrin e a esposa do caseiro foram presos. 
Uma funcionária do advogado Aldrin Helanio Coelho Fonteles, de 47 anos,  disse que após o crime o caseiro permaneceu na residência e dizia estar preocupado com o sumiço do patrão. A testemunha também ressaltou que os dois já haviam se desentendido anteriormente. O caseiro e a esposa foram presos
De acordo com a testemunha, o caseiro foi até a loja de material de construção de propriedade do advogado, na última quinta-feira, 17, e pediu um saco de cimento e um detergente que é utilizado para retirar manchas. No momento a testemunha foi quem atendeu o caseiro. A testemunha ainda ressaltou que o caseiro viajaria, mas que não foi possível devido a chegada da Polícia. 

 "Ele mandou eu me apressar para dar o cimento e o detergente, pois estava com o dedo cortado e estava sujo de sangue, com o olho inchado e o braço ralado, saiu depressa", explica. Segundo a mulher o caseiro aparentava preocupação e perguntava "rapaz, cadê o chefe?". 

"Eles (caseiro e esposa) foram lá na loja e conversaram foi muito com a gente. E disse que o chefe saiu em uma bebedeira com um povo em um carro", relatou. 

 Para a funcionária, a história era estranha, pois não era costume do advogado sair em bebedeira com amigos. Ele não tinha filhos e namorava uma mulher de Fortaleza, que viajava para Aquiraz e permanecia no sítio. 

 Ciúmes

  Em depoimento à Polícia, ainda na sexta-feira, 17, segundo o titular do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, delegado Renê Andrade e o diretor da DivisãO de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a discussão entre o caseiro e o advogado começou após o advogado levantar uma questão de ciúmes em relação a namorada e o caseiro. 

 O caseiro teria ressaltado, no depoimento, que não havia nada entre ele e a namorada do advogado, mas que a discussão foi motivada por ciúme. Essa versão, segundo a funcionária que testemunhou a compra do cimento, é infundada, pois nunca existiu essa questão de ciúme, mas as agressões entre o caseiro e o advogado já eram reincidentes e quando os dois ingeriam bebida alcoólicas entravam em discussão.

Na ocasião, o delegado Leonardo Barreto informou que as investigações apenas começaram e que será investigado pela Delegacia Especializada a motivação do crime. 
 Retirada do corpo
   
Como a cacimba em que o corpo do advogado foi cimentada, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) providenciou uma retroescavadeira, que chegou na última sexta-feira, 17. Na manhã deste sábado, 18, os trabalhos foram reiniciados no intuito de retirar o corpo da vítima.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Camilo Santana Inaugura Escola em Aquiraz hoje.


O governador Camilo Santana inaugura nesta sexta-feira (17), às 15  horas, a Escola de Ensino Médio Francisco Nailton Cavalcante de Lima. A nova unidade está localizada em Camará, distrito de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. A solenidade contará com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Foram investidos R$ 4,1 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual, para construir, mobiliar e equipar a unidade de ensino. Antes, os alunos estudavam em uma escola municipal, por falta de um espaço adequado. A estrutura é composta de seis salas de aula, com capacidade para atender até 810 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite).

O novo prédio passa a contar com laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, salas para o grêmio estudantil, vídeo e uma biblioteca. O prédio dispõe ainda de anfiteatro e um ginásio poliesportivo. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Projetos Professor Diretor de Turma e EJA Articulada à Qualificação Profissional

A comunidade escolar desenvolverá diversos projetos, como o Professor Diretor de Turma, que mantém um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma para acompanhar todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades, fazendo as intervenções necessárias. Outra ação importante é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Qualificação Profissional. Destinada aos maiores de 18 anos que se encontram fora da escola, e retornam, para concluir o ensino médio, a iniciativa visa proporcionar melhor qualificação para o mundo do trabalho.

A EEM Francisco Nailton Cavalcante de Lima ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, sediada em Maracanaú. A Crede passa a contar com 76 escolas, sendo que destas, funcionam 08 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 11 Escolas Profissionais, 14 Indígenas, 01 Escola para pessoas privadas de liberdade e 42 de Ensino Médio.

Além de fortalecer o acesso à educação, a nova escola também tem o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem para os alunos que saem do Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio. Localizada nos arredores de um polo industrial, a unidade de ensino oferece a oportunidade aos jovens de prosseguir com os estudos e, posteriormente, concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, sem sair da comunidade onde vivem.

Serviço

Inauguração da Escola de Ensino Médio Francisco Nailton Cavalcante de Lima

Data: 17.02.2017
Hora: 15 horas

Local:  Endereço: Via local 12, loteamento Le Querce - Camará – Aquiraz.

SINSEPUMA VAI EM BUSCA DE RESPOSTAS

Sinsepuma forma comissão de servidores e vai em busca de Informações sobre direitos dos servidores, vales, insalubridade dos garis, etc. VEJA O VIDEO.

Entrevistamos Mailsa Feijó, Sec adjunta de Infraestrutura.

CONFIRA NO VÍDEO ASSUNTOS, COMO; COLETA DE LIXO, OBRAS PARADAS E LEI QUE FALA SOBRE RECOLHIMENTO DE ENTULHOS E PODAS.

Chuva desta Manhã em Aquiraz foi a segunda maior do estado hoje.




Até às 7;45  da manhã  desta sexta, tinha chovido 60 mm em Aquiraz, segundo a FUNCEME.
Foi a segunda maior precipitação registrada no estado hoje, dos 10 municípios onde choveu mais da madrugada até o início da manhã, tendo ficado abaixo só de Novo Oriente, onde choveu 70 mm.
A Previsão para o restante do dia é de nebulosidade varável, com chuvas isoladas  no litoral deFortaleza.

Veja a lista das 10 maiores chuvas desta sexta,na madruga até o começo da manhã.