terça-feira, 28 de agosto de 2018

Música, arte e amor marcam dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo em Aquiraz

O Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, 18 de agosto, o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A mobilização aconteceu em todas as unidades básicas de saúde do município durante todo o dia.

Os pais e responsáveis pelas crianças a partir de um ano e menores de cinco, ouviram o chamado da rede de saúde e levaram seus pequenos para receber imunização. Nossos “super corajosos” além de saírem imunes, se divertiram com a programação montada pela Secretaria Municipal de Saúde. A programação aconteceu em todas as unidades de saúde e contou com brincadeiras, contação de histórias, cantinho para pinturas, distribuição de brindes e a visita do famoso Zé Gotinha. Apresentações musicais também marcaram a campanha, em parceria com a Secretaria de Cultura, grupos musicais da Tapera das Artes e Sons da Vila recepcionaram nossos super corajosos, mostrando que música, arte e saúde, podem caminhar juntos.
Durante todo o dia, a secretária de Saúde de Aquiraz, Nerilene Nery, visitou as unidades de atendimento, dando boas vindas e agradecendo a todos os envolvidos e destacando a importância da imunização. “Foi tudo lindo, um verdadeiro transbordar de amor, vê as crianças chorando para não irem embora foi recompensador. Agradeço toda minha equipe pela dedicação, pela entrega, nada seria possível sem eles, agradeço a secretaria de Cultura, em nome do secretário Willian Mendonça pela parceria, por envolver arte, música e brilho, em um dia tão importante não só para nosso município, mas, para nosso estado, nosso país. Hoje meu sentimento é de gratidão, gratidão pela oportunidade de levar as nossas crianças, saúde com alegria e amor. É necessário lembrar aos pais e responsáveis que a campanha não terminou, ela continua até o dia 31 de agosto, não deixem de levar as crianças as unidades básicas de saúde para a vacinação, com o sarampo e a poliomielite não se brinca”, alertou a secretária.
Rafaela Rocha, responsável pela coordenação de imunização do município, informa que todas as unidades de saúde estão abastecidas com a vacina contra poliomielite e contra o sarampo para atender até o final da campanha. “Nossa meta é vacinar 4.415 crianças de um ano a menores de cinco. Já alcançamos a cobertura de 77,62% (3.427 doses aplicadas) contra a poliomielite e 76,24% (3.366 doses aplicadas) contra o Sarampo. Temos que atingir a cobertura de 95% e assim, manter nosso município livre da pólio e impedir que o sarampo volte a circular. Então, convocamos todos os pais e responsáveis de crianças maiores de um ano e menores de cinco, que não puderam comparecer em nossas unidades no dia D, para que levem suas crianças até do dia 31 de agosto na unidade básica de saúde mais próxima de você, com o cartão de vacinação para que sejam feitas as atualizações necessária. Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dia”, pontuou a coordenadora.
Sarampo
A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.
Pólio
Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Prevenção
A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença
Mais informações
Secretaria de Saúde
Contato: 4062.8090
Email: saude@aquiraz.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Educação reinicia projeto “Expedição do Saber”

O Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Educação, reiniciou no último sábado (18), as aulas do projeto, Expedição do Saber.
O projeto “Expedição do Saber” foi idealizado pela equipe da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz. Tem por objetivo, oportunizar aos alunos do 9°ano do Ensino Fundamental, momentos de ampliação e aquisição de competências e habilidades que facilitem a realização, com segurança, das avaliações externas (SAEB e SPAECE).

Os educadores trabalham com os resultados do Protocolo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa) e junto com os alunos, resolvem questões que apresentaram menores índices de acertos. A ação objetiva despertar em todos os alunos a vontade de superar essas falhas.
A secretária de Educação de Aquiraz, Lúcia Veras, agradece o apoio e participação de alunos, professores e gestores que têm abraçado o projeto. “Acreditamos que a união de todos em prol de uma educação de qualidade é a receita ideal para o sucesso de nossos alunos. ”

SOBRE:
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE
Essa Avaliação abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio.
Criado em 1992 o SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará.
Com o resultado do desempenho dos alunos nesta avaliação os gestores das secretarias de educação podem tecer reflexões, elaborar e monitorar suas políticas, programas e projetos educacionais. Para as escolas, os dados podem ser adotados pelos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político pedagógico da escola.
Além disso, a organização desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas à sociedade, em geral, de como se encontra a qualidade do ensino público cearense.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono ano) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz; SEDUC – CE; Ministério da Educação.
Para mais informações acesse:
  • http://portal.mec.gov.br/prova-brasil
  • http://www.spaece.caedufjf.net/
Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz
Telefone: (85) 4062-8090
educacao@aquiraz.ce.gov.br