Etnia jenipapo-kanindé, de Aquiraz, lançou na última sexta, 28.10 à noite documentário produzido na aldeia.
Vídeo retrata cotidiano e luta da etnia pela demarcação legal de seu território
O documentário mostra a luta da etnia pela demarcação das terras Foto; Iana Soares. Índios da etnia jenipapo-kanindé lançaram o documentário “Os Cabeludos da Encantada”, produzido em parceria com a Prefeitura de Aquiraz. O lançamento ocorreu na aldeia da etnia, na localidade Lagoa da Encantada, em Aquiraz.
Em treze minutos de vídeo, o documentário mostra por meio de depoimentos e outras cenas o cotidiano da aldeia e a luta da etnia pela demarcação das terras onde habitam.
Juliana Alves, conhecida como cacique Irê, explica que o documentário conta passo a passo a história dos jenipapo-kanindé. “É o primeiro documentário que fazemos. Os depoimentos vêm falando muito de esperança”, descreve Irê.
Outro tema retratado no vídeo, segundo ela, é a luta recente dos professores indígenas pela formação. A aldeia tem uma instituição de ensino, a Escola Indígena da Lagoa da Encantada, que funciona nos três turnos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e com educação para jovens e adultos.
Para a cacique Irê, o documentário tem o intuito de registrar e transmitir os valores indígenas não apenas para as escolas de outras etnias. O objetivo, segundo ela, é que o documentário chegue principalmente a alunos de escolas regulares municipais e estaduais de todo o Ceará. “São valores para que se reconheça a realidade de um povo”, aponta.
O turismo comunitário vem ganhando importância econômica entre os índios da etnia, que foram preparados para realizar trilhas na mata e oferecer refeições aos visitantes em um local chamado de “Cantinho do Jenipapo”.
Fonte : O Povo On Line
Nenhum comentário:
Postar um comentário