quinta-feira, 7 de julho de 2011

Painel de Vagas - SINE/IDT de Aquiraz - 06/07/2011‏

UNIDADE DE ATENDIMENTO SINE/IDT AQUIRAZ
PAINEL DE VAGAS
(05/07/2011)

Cargo / Local do Trabalho
Vagas
Escolaridade
Analista de Controle de Qualidade (Centro)
01
3º grau incompleto
Auxiliar de Produção (Jacundá)
30
2º grau completo
Carpinteiro (Porto das Dunas)
05
1º grau incompleto
Cumim (Porto das Dunas)
15
1º grau completo
Eletricista (Porto das Dunas)
01
1º grau incompleto
Montador (Centro)
01
1º grau incompl. + moto própria
Moto boy (Centro)
03
1º grau incompleto
Motorista de Ônibus - Categoria D (Fortaleza)
10
1º grau completo
Motorista Entregador (Centro)
03
1º grau incompleto
Pedreiro (Porto das Dunas)
15
1º grau incompleto
Pintor (Porto das Dunas)
02
1º grau incompleto
Secretária Bilíngüe (Tapera)
01
3º grau incompleto
Servente (Porto das Dunas)
10
1º grau incompleto
Serviços Gerais (Porto das Dunas)
10
1º grau completo


O SINE/IDT de Aquiraz, desde sua inauguração, em fevereiro de 2009, até fevereiro de 2011, obteve ótimos resultados que impactaram de forma direta e positiva na vida profissional e pessoal de milhares de pessoas de Aquiraz.

Durante esse período, realizou 28.880 atendimentos diversos, dos quais, 4.717 trabalhadores foram cadastrados, 7.709 encaminhados para oportunidades de emprego e 2.369 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho formal. Além disso, a Unidade captou 4.100 vagas de emprego, capacitou 1.216 pessoas através das Oficinas de Orientação para o Mercado de Trabalho e pagou R$ 6,8 milhões a 2.145 requerentes de seguro-desemprego formal e pescador.

Conforme experiência adquirida nos últimos anos, Lígia Chaves, gerente da Unidade, conclui que “em se tratando da geração de emprego e renda, o município de Aquiraz está em constante ascensão e  mostra-se cada vez mais promissor, não só pelos investimentos de empresas da área do turismo e construção civil, mas pela chance que as pessoas estão tendo de ter seu emprego em Aquiraz, que é o município em que residem, não precisando mais se deslocar a outras cidades”.

Luzia Lígia Chaves de Moraes
Gerente


Unidade de Atendimento SINE/IDT de Aquiraz
Rua: Capitão Mor, 37. Centro. Aquiraz/CE. Telefones: (85) 3101.2822 – 3361.2853 

CURSOS GRATUITOS - SENAC AQUIRAZ


Manicure e Pedicure (160 h/a)
Capacita o participante para atuar no embelezamento das mãos e dos pés.  
Pré-requisitos: Idade de 17 anos e Ensino Fundamental em andamento. 
20 vagas: período: 06/Julho a 30/Agosto - Turno - manhã (08h às 12h)
Local: Praça Matriz AQUIRAZ – Unidade Móvel
  
Recepcionista em Meios de Hospedagem (160 h/a)
Capacita o profissional para atuar na recepção de resorts, flats, albergues, estalagens, hotéis e pousadas, organizando e atualizando os sistemas administrativos, telefonia e portaria social, utilizando os sistemas necessários para realização de reservas e controle da estadia dos hóspedes e clientes. 
Pré-requisitos: Idade de 18 anos e Ensino Médio em Conclusão.
20 vagas: período: 11/Julho a 02/Setembro - Turno - noite (18h as 21h30)
Local: CTT AQUIRAZ – Rua João Lima, s/n - Centro


 Organizador de Eventos (160 h/a)
Capacitar o aluno para exercer a profissão de Organizador de Eventos para atuar no mercado de trabalho, em agências organizadoras de eventos, agências de turismo, hotéis, casas de shows, clubes sociais e empresas em geral com eventos de pequeno e médio porte, utilizando estratégias para elaboração de projetos, captação de recursos, marketing e logística para organização e realização de eventos. 
Pré-requisitos: Idade de 18 anos e Ensino Médio em Conclusão.
20 vagas: período:  Turno - noite (18h às 21h30)
Local: CTT AQUIRAZ – RUA João Lima, s/n - Centro
  
Gestor de Projetos Sociais (200h/a)
Capacita o participante para atuar em organizações sociais de acordo com uma visão participativa e sistêmica, estabelecendo parcerias, mantendo atitude empreendedora e sabendo usar ferramentas de gestão visando a sustentabilidade. 
Pré-requisitos: Idade de 17 anos e Ensino Fundamental concluído. 
20 vagas: período: 08/Agosto a 18/Outubro - Turno - noite (18h as 21h30)
Local: CTT AQUIRAZ – Rua João Lima, s/n – Centro

Promotor de Vendas (160h/a)
Capacita o participante para atuar na promoção de vendas, considerando as especificidades do mercado e os elementos do planejamento promocional para melhor viabilidade da aceitação do produto ou serviço pelo cliente. 
Pré-requisitos: Idade de 16 anos e Ensino Fundamental Concluído. 
20 vagas: período: 08/Agosto a 04/Outubro - Turno - noite (18h as 21h30)
Local: CTT AQUIRAZ – Rua João Lima, s/n - Centro

Auxiliar de Cozinha (400 h/a)
Capacita o participante para atuarem em restaurantes, hotéis, buffets, ou como autônomos, na preparação de cortes clássicos, molhos, entradas, pratos quentes, bases da confeitaria, realizando os processos de preparo, montagem, porcionamento, e conservação de produtos da cozinha, em conformidade com as normas de higiene e manipulação de alimentos.
Pré-requisitos: Idade de 18 anos e Ensino Fundamental Concluído. 
20 vagas: período: 11/Julho a 09/Dezembro - Turno - manhã (08h às 12h)
Local: CTT AQUIRAZ – Rua João Lima, s/n - Centro

Padeiro e Confeiteiro (230 h/a)
Capacita o participante para atuar em panificadoras; cantinas, lanchonetes, trailers e similares confeccionando pães, pizzas, sanduíches, bolos, tortas, salgados, biscoitos, sobremesas regionais, realizando os processos de elaboração, preparo, montagem e apresentação de produtos da confeitaria, em conformidade com as normas de higiene e manipulação de alimentos.  
Pré-requisitos: Idade de 18 anos e Ensino Fundamental concluído. 
20 vagas: período: 08/Agosto a 24/Novembro - Turno - Tarde (13h às 17h)
Local: CTT AQUIRAZ – Rua João Lima, s/n - Centro
                                                              Garanta já sua vaga!
Inscrições em Aquiraz: 08h às 19h, no Centro Tecnológico de Turismo – CTT Aquiraz  Rua: João Lima, s/n – Centro – Aquiraz. (Vizinho a Rodoviária) 
Documentação Necessária: Cópias (Xerox) do CPF, RG, Comprovante de Residência (conta água ou luz) e Certificado ou Declaração de Escolaridade. 
Obs.: Menores de 18 anos, apresentarem cópia da documentação dos responsáveis (RG e CPF).

Mais Informações: (85) 3361.1838

 

Ex- Piloto Exibe Carro Voador


07/07/2011 09h51 - Atualizado em 07/07/2011 10h09


Do G1, em São Paulo
O ex-piloto Valery Bulgakov, de 72 anos, apresentou na quarta-feira (6) em Moscou, na Rússia, durante  um evento de veículos exóticos, um carro voador. Bulgakov transformou seu carro Tavria em um avião, que alcança 95 km/h e poder voar até três metros de altura.
Valery Bulgakov, de 72 anos, à direita, mostra seu carro voador. (Foto: Natalia kolesnikova/AFP)Valery Bulgakov, de 72 anos, à direita, mostra seu carro voador. (Foto: Natalia kolesnikova/AFP

Governo Cid Gomes diz que não torceu por queda de ministro

O governo do Estado do Ceará se manifestou sobre o pedido de demissão do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR-AM). De acordo com nota enviada ao portal Ceará Agora, "a Chefia do Gabinete do Governador Cid Gomes informa que não torceu pela queda de nenhum ministro e espera que o próximo titular da pasta recupere as condições de tráfego das Brs do Ceará, que aliás, ainda continuam em péssimas condições".
Cid Gomes e o ex- ministro Alfredo Nascimento. Foto Divulgação/ GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
A crise que levou à saída do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, teve início após denúncias sobre um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores e a cúpula da pasta.
A situação se agravou após suspeitas de que o filho do ministro tenha enriquecido ilicitamente. A saída do ministro ocorreu menos de uma semana após o início das denúncias.
 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Câmara de Aquiraz está em Recesso

Após  os primeiros 06 meses bastante movimentados com projetos de  lei, requerimentos, indicações, discussões  de assuntos de interesse da população como meio Ambiente, Coleta Seletiva de Resíduos, Energia  Elétrica e Iluminação Pública, Transportes Alternativos, LDO e muitos outros temas pertinentes ao bem estar da população de Aquiraz, a Câmara  Municipal está no seu costumeiro recesso de Julho.
O Presidente da Casa Vereador Homero Silva tem feito um excelente trabalho à frente  do 3º ano consecutivo como presidente da  Mesa Diretora.
Homero tem trazido em suas proposituras importantes questões como, Combate à Poluição Sonora, Mais Segurança para os Usuários das Agências Bancárias e Concurso de Redação para desenvolver a capacidade intelectual dos Alunos da Rede Pública .
É sangue Novo na Política de Aquiraz, homem sério, equilibrado, competente e acima de qualquer outra qualidade que um homem  público deve ter, ele tem, o que falta na  esmagadora maioria: Respeito por cada um dos indivíduos que compõem a População do Município que o Elegeu.

Melhorias dos serviços públicos‏


Em princípio deve ser destacado que a má prestação de serviço beneficia a alguns. Em todas as áreas a prestação sempre foi ruim e continua de mal a pior. Por muito tempo, especialmente no governo de Fernando Henrique Cardoso, o argumento principal seria que o Estado se envolvia em todo tipo de serviço e por isso a qualidade era ruim. Esse argumento serviu de base para a privatização geral e irrestrita, muitas delas sob fortes suspeitas de fraude, mas nada mudou na prestação dos serviços públicos.
Outro argumento que se perpetuou foi o da falta de pessoal. Se a Justiça leva séculos para julgar uma causa, culpa-se a falta de pessoal; as fronteiras são um queijo suíço, por onde passam as toneladas de drogas; falta de pessoal. E assim, em todos os setores o argumento é o mesmo. Os médicos e demais envolvidos no escândalo do hospital de Sorocaba, que recebiam sem trabalhar, são prova inconteste de que existem outros problemas mais graves, que precisariam ser resolvidos e de que não bastaria aumentar quadro de funcionários.
Há negligência na hierarquia do topo à última camada. O presidente da República relaxa com relação a seus ministros, haja vista os recentes episódios da famosa Casa Civil; os governadores e prefeitos deixam seus secretários ao bel prazer e assim chega ao chefe de setor de qualquer órgão público, com as raríssimas exceções de praxe. Os salários pagos a funcionários que não trabalham no hospital estadual de Sorocaba provam isso.
Outros problemas afetam a qualidade da gestão pública. Os mais comuns são falta de controle de material, o uso particular e até o sumiço de bens em todos os órgãos, aumentando gradativamente na medida em que sobe a hierarquia. A priorização dada a setores que não têm relevância para o público. Não é rara a contratação de garçons para servirem cafezinho; como não é quase a totalidade das cidades do Nordeste gastarem milhões com as festas juninas ao mesmo tempo em que deixam os hospitais sem esparadrapo e sem água nas torneiras. Já as polícias militares não vão atrás de criminosos por falta de gasolina, cuja veracidade requer apuração criteriosa por parte das autoridades superiores. Também se criam órgãos sem a menor necessidade, principalmente para empregar aliados derrotados em eleições recentes.
Não seria preciso mencionar nenhuma deficiência, não fosse pela teimosia das autoridades em afirmarem sempre que os serviços prestados são de primeiro mundo. O caos se estende para estradas ruins, falta de iluminação, de sinalização, de hospitais, de polícia, de creche, de qualidade nos ensinos públicos fundamental e médio e a todos os demais serviços públicos, indistintamente.
Para começar a melhoria há necessidade de primeiro as autoridades reconhecerem que a qualidade é ruim e que se resolve com melhores adequação, qualificação e fiscalização rigorosa, além de cobrança por resultados a todos os servidores. Difundir e aproveitar todas as experiências positivas de outras unidades contribuiria muito.
Seria necessário fazer um pente fino em todas as instituições para extinguir muitos órgãos, cargos e funções comissionadas desnecessários como acabar com a sobreposição de serviços, a extinção de outros e acabar muitas etapas sem nenhuma necessidade. Para se chegar a essa conclusão bastaria cada órgão analisar os próprios fins, perguntar-se para quê e constatará que muitos serviços definitivamente não servem para nada. 
O bilhete único para o transporte coletivo em São Paulo diminuiu as filas por agilizar a entrada nos terminais e nos veículos, e indiretamente evitou assaltos e mortes de motoristas e de cobradores de ônibus por evitar dinheiro nos veículos. Com todos os itens positivos, após dez anos ainda não foi implantado na maioria das capitais e grandes cidades brasileiras, nas quais os assaltantes continuam matando cobradores, motoristas e passageiros.
Para melhorar a segurança pública, bastaria colocar nas ruas todos os policiais militares que prestam serviços administrativos e serviços em ambientes internos.
Nos locais de atendimento direto ao público, especialmente na saúde, deveriam constar o nome com o código identificador dos profissionais na entrada de cada estabelecimento, além dos telefones, e-mails e todos os meios para que as pessoas pudessem reclamar de eventual mau atendimento. Nenhum cidadão comum deste país consegue ser atendido por um diretor ou responsável de alguma instituição pública deste país.
Nos ambientes internos, deixar bem definidas as atribuições de cada setor, secretaria e ministério. Por meio de telefone, o cidadão nunca é atendido na primeira ligação e quase sempre o telefone é desligado automaticamente após ouvir horas de gravações. Ou então passa de um ramal a outro muitas vezes, sem esclarecimento, sem informações mínimas mesmo sobre um assunto simplório e genérico.
Não deixar serviços sob os cuidados de pessoa específica. Muitas vezes a falta de atendimento é justificada porque o colega está na hora de almoço, de um lanche, quando a responsabilidade perante terceiros é da instituição e jamais de determinadas pessoas. A cereja desse rol é a não realização de algum serviço por falta de aparelho ou por estar quebrado ou com defeito. Problema dessa natureza nem sequer deveria chegar ao cidadão. Se os tais aparelhos não funcionam, que substituam imediatamente ou providenciem o encaminhamento do cidadão, por conta do próprio órgão, para outro que preste o mesmo serviço.
A falta de manutenção também é constante na Administração Pública em geral. O exemplo recente maior é a derrubada de todos os estádios de futebol para a construção de novos para jogos da Copa, pois nenhum tinha capacidade de ser apenas adequado ou reformulado em parte.
A amplitude da Administração Pública não permite abordar todos os segmentos num só texto. Mas esses problemas não ocorrem só por ingenuidade ou descuido dos agentes públicos; muitos são propositais, com a finalidade de beneficiar pessoas e grupos empresariais. O escandaloso financiamento em curso no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ao grupo Pão de Açúcar para a fusão ou a incorporação do Carrefour exemplifica a promiscuidade entre público e privado, muito embora sejam tudo devidamente explicado e justificado. Outro episódio entre público e privado merecedor de destaque foi o passeio do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, num jatinho de um empresário que recebe bilhões mensais por contratos com o Estado do Rio de Janeiro.
Esse emaranhado nem sempre é de responsabilidade exclusiva de um ou outro órgão, mas resultado de uma cadeia de maus serviços, servidores e gestores. Essa série precisa ser quebrada num determinado ponto ou momento. Eis o papel que somente uma sociedade consciente exerceria. Daí por que não se investe para valer em educação e cultura. Mas a sociedade tem que ir à luta por conta própria, papel a que poucos se aventuram.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
    Bel. Direito


Jardim e Umirim vão eleger novos prefeitos

decisões demoradas


Publicado em 6 de julho de 2011 
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Djalma Pinto destaca os prazos da lei, mas defende a realização de eleições diretas nos municípios 
MIGUEL PORTELA
A Lei Eleitoral define prazo para julgamento dos processos, mas a Justiça Eleitoral não tem cumprido o dispositivo
A morosidade da Justiça Eleitoral está fazendo com que, em algumas prefeituras cearenses prefeitos tenham mandato muito inferior aos quatro anos previsto pela Constituição estadual. Agora, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Justiça Eleitoral cearense fará eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito dos municípios de Jardim e Umirim no dia 4 de setembro.

As resoluções com as normas para os dois pleitos, bem como os calendários de cada eleição foram aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na sessão da última segunda-feira. Elas são semelhantes, inclusive quanto aos prazos estabelecidos para a realização de convenções, registro de candidaturas e propaganda eleitoral, entre outros. A diferença básica entre elas diz respeito a questões específicas referentes a cada daqueles municípios.

Em Jardim o prefeito Fernando Neves Pereira da Luz e o vice-prefeito Etelvino Leite Bringel tiveram seus mandatos cassados em recurso contra a diplomação, sob a acusação de Abuso do Poder Econômico. Nas eleições de 2008 estavam aptos a votar, em Jardim, 20.817 eleitores, dos quais 16.962 compareceram às urnas. Fernando Neves, candidato do PMDB com o apoio do PSDB/PV/PR/PPS e PTC obteve 8.385 votos (55,18%) contra 6.810 (44,82%) de José Alvares Coutinho que disputou pelo PT com o apoio do PDT/PRB/PSB e PCdoB.

No caso de Umirim, o motivo foi a captação ilícita de sufrágio que resultou na cassação dos mandatos do prefeito José Afrânio Pinho Pinheiro e do vice Francisco Clodoveu Oliveira Sales. Afrânio, nas eleições de 2008, foi eleito pelo PR em coligação com o PSDC/PSDB/PMDB/PDT/DEM/PRB e PT, obtendo 5.837 votos (51,34%) contra 5.532 (48,66%) do seu adversário, José Galdino Albuquerque, candidato do PP em coligação com o PTC/PSL/PTB/PPS e PSB.

A realização de eleições suplementares (diretas) para prefeito e vice-prefeito agora, há 13 meses para a escolha dos novos prefeitos e vice-prefeitos, leva a alguns questionamentos, principalmente quanto à demora no julgamento e a contradição com o artigo 81, parágrafo primeiro, da Constituição Federal que diz que na vacância dos cargos de presidente e vice-presidente da República nos dois últimos anos do período presidencial a eleição para ambos os cargos será feita 30 dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da Lei.

Dois anos
Por esse dispositivo teriam que ser feitas eleições indiretas, tanto em Jardim quanto em Umirim porque a vacância nas duas prefeituras ocorreu nos dois últimos anos do mandato. Ao determinar eleições diretas para os dois municípios cearenses o TSE levou em consideração uma decisão do Supremo Tribunal Federal afirmando que o artigo 81 não se aplica obrigatoriamente aos municípios.

Ao ser abordado sobre esses questionamentos o advogado Djalma Pinto lembrou que na Lei 12.034/2009 (minirreforma eleitoral) existe um dispositivo determinando o prazo de um ano para os julgamentos contra os mandatos dos eleitos. Ele considera o cumprimento desse prazo importante para que as pessoas que macularam o processo eleitoral sejam afastadas das suas funções o quanto antes. Observa ainda que se trata de preservar a legitimidade na investidura do cargo.

Quanto à norma do artigo 81 da Constituição que trata eleição no segundo biênio, entende que houve alteração com a determinação de eleições diretas, mas essa alteração, no seu entendimento, está em sintonia com o princípio da democracia, segundo o qual sendo o povo o titular da soberania a este cabe a escolha dos governantes.

Além disso, considera que a cultura política do Brasil, desaconselha, sobre todos os aspectos, eleições indiretas para a escolha de ocupantes de cargos no Executivo. Então, para ele a realização de eleições diretas para prefeito, no segundo biênio do mandato, "está em sintonia com a essência, da Democracia e também está respaldada na necessidade de aplicar-se o direito em função das peculiaridades vivenciadas pela sociedade na qual tem vigência".

Hospitais de Fortaleza ressuscitam mortos para fraudar recursos do SUS

Ministério de Saúde e Tribunal de Contas da União constatam fraudes superiores a R$ 14,4 milhões.
Por: Márcio Dornelles
Trazer uma pessoa da morte à vida é considerada prática impossível, mas não no relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Hospitais de Fortaleza (CE), Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE) e Campina Grande (PB) realizaram a façanha e levaram o Ministério da Saúde a um rombo de R$ 14,4 milhões em verbas repassadas para internações de pacientes que já haviam morrido.
A auditoria realizada pelo órgão identificou nove mil casos de pagamentos feitos indevidamente entre junho de 2007 e abril de 2010. A estratégia seria usada por administradores de hospitais para driblar o teto de reembolso mensal. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal Estadão. Confira a matéria completa abaixo:

SUS gastou com mortos R$ 14,4 mi, diz TCU
Recurso foi usado para custear internações de pacientes que já haviam morrido
O governo federal gastou R$ 14,4 milhões para custear procedimentos de alta complexidade e internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estavam mortos.
Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 9 mil casos de pagamentos indevidos em todo o País entre junho de 2007 e abril de 2010. Outros 860 procedimentos, referentes a pacientes que morreram durante a internação, foram pagos.
O relatório do TCU mostra que boa parte das hospitalizações ocorreu, mas em períodos distintos do informado no boleto de cobrança. A estratégia seria usada por administradores de hospitais para driblar o limite de reembolso mensal fixado pelo governo. Atingido o teto, eles empurravam as cobranças para o mês seguinte, alterando, assim, a data dos procedimentos.
Os casos somente foram identificados por causa da incoerência entre datas dos procedimentos e da morte dos pacientes. Por isso, o relator do processo, ministro José Jorge, alerta que o problema pode ser ainda maior, porque não são considerados dados de pacientes que sobreviveram. "Existe uma clara possibilidade de que casos semelhantes tenham ocorrido, mas não detectados", avalia.
Hospitais apresentaram uma justificativa para a cobrança. Segundo eles, isso ocorreria em razão da entrega antecipada de medicamentos em locais distantes, onde a troca de informações é demorada. Isso faria com que, muitas vezes, a notícia da morte do paciente demorasse a chegar ao serviço de saúde.
"Essa justificativa pode explicar parte das ocorrências verificadas, mas não a sua totalidade", disse Jorge. Para ele, os dados reunidos na investigação feita mostram haver também casos pontuais em que há indícios de cobranças indevidas.
A diretora do departamento de regulação, avaliação e controle de sistema do Ministério da Saúde, Maria do Carmo, afirmou que as recomendações do TCU já são adotadas pela pasta. "O sistema de AIH (autorização de internação hospitalar) é antigo. Criamos de forma sistemática amarras para evitar fraudes. Mas, como em todas as áreas, embora o sistema seja permanentemente aprimorado, há o componente humano, a criatividade das pessoas que estão dispostas a fraudar", afirmou.
Ela também afirma que, além de ferramentas no sistema, o SUS prevê a atuação de supervisores hospitalares, servidores encarregados de checar a veracidade das informações prestadas pelos prestadores de serviço. De acordo com a diretora, o caso identificado pelo TCU não é inédito. "O Denasus já identificou prática semelhante. Para esses casos, há punição prevista para os infratores."
Alteração. Diante da fragilidade do sistema, o TCU recomendou à pasta e ao Departamento de Informática do SUS a adoção de ferramentas que impeçam a modificação do período de internação e o alerta no caso de cobranças serem feitas em período posterior à morte do paciente.
No acórdão, publicado na semana passada, o TCU fixa prazo de seis meses para que o ministério preste informações sobre as providências que serão adotadas.
Depois de coletados os números gerais, a auditoria investigou hospitais de Fortaleza (CE), Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE) e Campina Grande (PB). Os municípios avaliados terão de apresentar em 120 dias providências para que erros sejam reparados. O TCU também determinou o ressarcimento de pagamentos indevidos.
PARA LEMBRAR
Medicamento também foi alvo
Outra irregularidade envolvendo o nome de pessoas mortas foi identificada, em novembro de 2010, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, o TCU constatou que farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal, venderam remédios para pelo menos 17.258 mortos, desviando, no mínimo, R$ 1,7 milhão.
Em auditoria feita por amostragem, o tribunal verificou que alguns supostos compradores de produtos a preços 90% mais baixos que os do mercado constavam do Sistema de Óbitos do Ministério da Previdência havia mais de dez anos.
O TCU constatou outro problemas: falta de nome do cliente na receita; divergência entre o registro do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) e o apresentado no Sistema Autorizador de Vendas; e assinaturas diferentes do mesmo comprador no cupom. O relatório responsabilizou o Ministério da Saúde por falha na fiscalização.