segunda-feira, 7 de março de 2016

Aquiraz celebra Dia Internacional da Mulher com serviços e oficinas na Praça da Matriz



A Prefeitura de Aquiraz vai comemorar o Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira, 8, na Praça da Matriz, com uma grande programação de atividades que inclui prestação de serviços e oficinas.
Foto;Jselito Araújo



Por meio das secretarias de Cultura e Turismo, Trabalho e Assistência Social, Saúde e Educação e Desporto do Município, serão oferecidos diversos serviços nas áreas de saúde e beleza, além de oficinas de artesanato, arte e pintura. As atividades acontecerão durante o dia, das 8 às 11:30 e de 13:30 às 17 horas.

Na área da saúde, serão realizadas: consultas e exames ginecológicos; orientação e avaliação nutricional; massagem terapêutica; fisioterapia, com práticas corporais e atividades complementares; aferição de pressão arterial e glicemia; vacinação, incluindo a vacina dupla viral; orientação preventiva sobre dengue, zika e chikungunya,  atividades educativas sobre câncer de mama e sexualidade. Além disso, em parceria com a Cooperativa de Trabalho Odontológico, especialistas vão orientar sobre saúde bucal, limpeza e prevenção do câncer.

Já a Assistência Social vai oferecer atividades educativas sobre violência doméstica e familiar; além de oficinas como confecção de rosas em “E.V.A” e arranjos em garrafas de vidro; arte em balões e pintura em gesso.

Também, haverá serviços de beleza, com manicure, cabeleireiro, depilação e maquiagem, além de um “Espaço Infantil”, com pintura facial, cama elástica, castelo inflável; algodão doce e pipoca e feira de artesanato, funcionando das 13:30 às 17 horas. 

Para encerramento das atividades, será realizado um “aulão” de aeróbica e treinamento funcional, com a Associação “Força Viva”, das 17 às 18 horas. 



O Dia Internacional da Mulher



No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de serviço) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).




Conquistas das mulheres brasileiras




O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data, foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo.





Mais informações:
Secretaria de Cultura e Turismo
Travessa José Laje Viana, 118, Centro - CEP 61.700-000
Telefone: (85) 4062.8090 - 3361.1840
E-mail: cultura@aquiraz.ce.gov.br

Nenhum comentário: