segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Choveu em 101 municípios cearenses de ontem para hoje; Brejo Santo registra 109 mm



Com quase um mês de quadra chuvosa, foram registradas chuvas em 101 municípios do Ceará entre às 7h da manhã de ontem, 25, e o mesmo horário de hoje, 26. A maior precipitação foi em Brejo Santo, no Sul do Estado, com 109 mm. Catarina, no Sertão dos Inhamuns e Milagres, no Cariri, registraram 107 mm e 81 mm, respectivamente. 

Em Fortaleza, o volume foi apenas 5.6 mm. Foram 152 postos pluviométricos com chuvas, de 184 informados segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidricos. A previsão para esta segunda-feira é de nebulosidade variável com períodos de chuva no Sertão Central, serra da Ibiapaba, Cariri e Inhamuns. Nas outras regiões também há possibilidade de chuvas. 

Em Milagres, que registrou a segunda maior chuva de domingo para hoje, uma barragem localizada no Distrito do Rosário transbordou com as precipitações da última quinta-feira, 22. 

Confira as 10 maiores chuvas do Ceará de ontem para hoje:

Brejo Santo (Posto: Poco Do Pau) : 109.0 mm

Catarina (Posto: Figueiredo) : 107.0 mm

Milagres (Posto: Serra Brava) : 81.0 mm

Barro (Posto: Brejinho) : 72.8 mm

Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 72.0 mm

Acaraú (Posto: Aranau) : 70.2 mm

Cascavel (Posto: Cascavel) : 69.0 mm

Barro (Posto: Barro) : 67.8 mm

Tamboril (Posto: Açude Carão) : 63.0 mm

Graça (Posto: Graca) : 63.0 mm



Açude Germinal é o 3º a sangrar no O reservatório hídrico localizado no município de Palmácia atingiu o volume máximo deste sábado, 24, para este domingo, 25. O açude Germinal estava na iminência de sangrar desde a semana passada, quando estava com mais de 98% de sua capacidade preenchida. Ele é o terceiro açude a atingir a capacidade neste período de quadra chuvosa. 



Germinal é abastecido pela barragem do Rio Pacoti. Ele foi construído pelo governo do Estado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No ano passado, o reservatório sangrou em maio, pouco antes de ser inaugurado. Devido às chuvas de sexta para sábado na cidade, que somaram 60 mm, o açude finalmente chegou aos 100% de volume ainda no primeiro mês da estação chuvosa deste ano. 

Os outros açudes do Ceará que já chegaram ao limite foram Caldeirões, em Saboeiro, e a Barragem do Cocó, na Capital. Nos próximos dias, a esperança é de que o açude Tucunduba também sangre. Ele fica localizado em Senador Sá e está com volume 98,53% preenchido. Além dele, o açude Itaúna está com capacidade acima de 90% e deve chegar a sangrar neste período de chuvas.Ceará em 2018.


Nenhum comentário: