As chuvas devem voltar em maior quantidade e alcançar mais municípios no fim de semana. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chances maiores no domingo, 29. Entretanto, o número de municípios com chuva ainda é baixo; entre quarta-feira, às 7 horas, e esta quinta-feira, no mesmo horário, só 21 municípios registraram precipitação, ainda menos que entre treça e quarta-feira, quando havia chovido em 26 municípios, menor número desde 18 de março.
"Domingo a tendência deve melhorar com chuvas no Estado devido a ZCIT". A previsão é feita por David Ferran, meteorologista da Funceme. A ZCIT é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pelas chuvas no Ceará, e encontra-se sobre o oceano atlântico, um pouco afastada da região cearense.
Os motivos que aproximam o fenômeno são vários e, segundo Ferran, "é difícil afirmar fator único". Mas, dois deles podem colaborar, de acordo com o meteorologista. O primeiro é a diferença de pressão entre o Hemisfério Sul e Norte; neste caso, o ul Sprecisa ficar com pressão maior que a do norte. Outro fator importante é a oscilação Madden e Julian, uma pressão atmosférica de nível tropical, que parte da indonésia, cruza o oceano pacífico e se propaga em direção a américa do sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário