terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Ministério Público lança em Aquiraz a Campanha , EU RESPEITO O NÃO.

 



O Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), lançou na manhã desta segunda-feira (09/02), em Aquiraz, a campanha “Eu Respeito o Não” com uma palestra sobre o protocolo “Não é Não”, que estabelece medidas de prevenção e combate à importunação sexual e outras violências contra a mulher em espaços de lazer. A ação foi voltada para representantes da rede de proteção do município.

Na abertura do evento, o secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Aquiraz, promotor de Justiça Sebastião Moreira, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Nuprom ,especialmente durante o Carnaval no município, que recebe grande quantidade de turistas. “Nessa época, o número de violência contra mulher e importunação sexual aumentam consideravelmente. O núcleo faz um trabalho muito importante de prevenção e, pensando nisso, marcamos esse encontro para fomentar iniciativas que evitem esse tipo de crime”, finalizou.

Segundo a coordenadora do Nuprom, promotora de Justiça Valeska Catunda, o encontro teve como objetivo fortalecer o apoio da rede de proteção de Aquiraz e capacitá-la sobre a legislação. “Entendemos que era o momento propício para o lançamento dessa campanha aqui no município. Temos intuito de fomentar um local de acolhimento às vítimas de violência e de importunação sexual, tal como a Tenda Lilás em Fortaleza”, afirmou. Em abril, o município irá receber uma capacitação sobre a lei e sobre como acolher e encaminhar as vítimas de violência.

Ao final da palestra, os participantes tiraram dúvidas sobre o protocolo e trocaram ideias. Segundo a vereadora e procuradora especial da Mulher da Câmara de Aquiraz, Giselle Façanha, o encontro foi enriquecedor. “Acho muito importante essa união. Violência contra a mulher é uma pauta em evidência e atuar na prática ainda é algo dificultoso, mas com a união de todas as esferas e com a capacitação, o aprimoramento é certo ” comentou.

Estiveram presentes representantes do Órgão de Proteção da Mulher, da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, das Polícias Militar e Civil, da Guarda Municipal, da Procuradoria da Mulher de Aquiraz, além das secretarias municipais de Saúde, Segurança Pública, Educação, e Assistência Social.

Quais multas podem ser aplicadas por videomonitoramento no CE

 



O uso de câmeras para flagrar infrações de trânsito é regulamentado há quatro anos, desde quando foi publicada a Resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  A decisão estabeleceu a legalidade da fiscalização remota e constitucionalidade da emissão de multas por câmeras de videomonitoramento, mas os tipos de infrações que podem ser autuadas pela modalidade ainda geram dúvidas em muitos condutores.

A resolução que descreveu as regras para a aplicação de multas por videomonitoramento ficaram mais claras. Além disso, no mesmo ano, foi editado o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT), que trouxe o detalhamento de cada artigo passível de multa.

Há quatro anos, os agentes da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de videomonitoramento, podem autuar condutores e veículos cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esse sistema, ou seja, ao vivo no ato do cometimento. 

Como funciona o videomonitoramento no trânsito?

A fiscalização por câmeras não acontece de forma automática, ou seja, não é simplesmente passando por uma câmera em alguma situação irregular que a infração já será emitida.

Para que uma infração seja registrada, é preciso que um agente de trânsito esteja observando as imagens em tempo real na central de monitoramento. 

Ou seja, não é permitido lavrar o auto da infração com imagens gravadas e arquivadas.

Todas as vias podem ter fiscalização por câmeras?

Não. Segundo a Resolução 909/22, as vias fiscalizadas devem ter sinalização informando aos condutores sobre o uso desse sistema.

Só nelas os condutores podem ser autuados por infrações de circulação e conduta, desde que flagradas ao vivo pelo videomonitoramento.

Quais infrações podem ser registradas?

Entre as infrações mais comuns que podem ser flagradas pelo videomonitoramento, conforme listado no MBFT, estão:

Infrações gravíssimas (multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH)

  • Uso do celular ao volante, segurando ou manuseando o aparelho;
  • Avançar sinal vermelho;
  • Deixar de dar preferência a pedestre em faixa;
  • Transitar pelo acostamento (multiplicada por 3);
  • Transitar em faixa ou via exclusiva para ônibus;
  • Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou outros veículos;
  • Conduzir sem capacete ou com capacete mal afivelado;
  • Transportar passageiro sem capacete ou em posição irregular;
  • Realizar manobras perigosas em motos, como empinar ou malabarismo;
  • Disputar corrida;
  • Transitar com o veículo em ciclovias e ciclofaixas (multiplicada por 3); 
  • Ultrapassar pelo acostamento (multiplicada por 5).

Infrações graves (multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH)

Presidente do Cidadania anuncia apoio a Ciro Gomes ao Governo do Ceará.

 


 


O presidente do Cidadania no Ceará, Alexandre Pereira, anunciou apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao Governo do Estado. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (9), após encontro do dirigente partidário com o ex-governador, que também é presidente do PSDB Ceará, e com o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União Brasil).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Alexandre Pereira, que já foi secretário do Turismo de Fortaleza, afirmou que Ciro representa um “novo projeto para o Ceará” e avaliou que o Estado estaria “travado”, defendendo a necessidade de mudanças na condução administrativa. 

O dirigente também declarou disposição para colaborar com a formulação de um eventual plano de governo, citando áreas como turismo, geração de emprego e desenvolvimento econômico.