Pescadores da comunidade do Batoque querem fiscalização e incentivo.
Ceará é o estado que mais produz pescado por ano, diz Ministério.
A pesca predatória é uma das preocupações dos pescadores da comunidade do Batoque em Aquiraz.
Eles querem mais fiscalização e incentivos para permanecer na atividade. Os barcos à vela continuam trazendo o sustento para a comunidade localizada no litoral leste e a pesca artesanal é mantida pela insistência de pescadores.
Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Ceará ocupa o primeiro lugar no país em produção de pescado. O estado também ocupa o topo na lista em consumo. São 88.694 toneladas de pescado produzidos por ano, valor que não anima quem vive da pesca artesanal. Sem estrutura, investimentos e incentivos por parte do Governo, eles se queixam que está cada dia mais difícil.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apenas um barco faz a fiscalização de todo o litoral cearense. Ele atua quando o órgão recebe algum tipo de denúncia.
Atualmente, o barco está na região do Batoque, em Aquiraz. Com relação a falta de incentivos, o Ministério da Pesca e Aquicultura disse que tem programas e linhas de créditos voltados para os pescadores artesanais. Confira mais informações no site do Ministério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário