quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Aquiraz é o centro das festas do Dia do Ceará



  •  
Clique para Ampliar
JOSÉ LEOMAR
Museu Sacro de Aquiraz contará com exposição de artes plásticas
Primeira capital do Estado, a cidade foi no último dia 17, principal polo da programação cultural alusiva à data
Fortaleza. Construir uma memória do Estado. Esse é o principal objetivo das festividades que acontecem, todos anos dia 17 de janeiro, alusivas ao Dia do Ceará. As principais atividades acontecem em Aquiraz, na Região Metropolitana.

O titular da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), Francisco Pinheiro, abriu as comemorações, ao lado do prefeito de Aquiraz, Edson Sá, e representantes da Assembleia Legislativa.

A escolha por Aquiraz, como centro das celebrações, decorreu do fato de ter sido a primeira capital do Estado, designada pela Coroa Portuguesa, de Vila de São José de Ribamar.

"Nosso objetivo é fortalecer essa memória, fazendo com que, a cada ano, se amplie a consciência e o conhecimento de nossa história", afirmou Pinheiro.

Calendário

O Dia do Ceará, 17 de janeiro, faz parte do calendário oficial de eventos do Estado. A data comemorativa é referente ao dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco em 1799, tornando-o administrativamente independente.

Segundo a Secult, o valor simbólico do Dia do Ceará faz com que seja comemorado pelo Governo do Estado com diversas manifestações culturais, não apenas em Aquiraz como em todas as Casas de Cultura do Estado, mantidas pela Secult.

Em Fortaleza, houve programação no Teatro José de Alencar, no Sobrado José Lourenço, localizado na Rua Major Facundo, no Museu do Ceará, na Rua São Paulo - todos esses os equipamentos localizados no Centro -, no Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema, e ainda no Museu da Imagem e do Som, na Avenida Barão de Studart, na Aldeota.

Em Aquiraz, o secretário de Cultura lembrou que há uma parceria com a administração Municipal, no sentido de oferecer uma logística para os deslocamentos de pessoas fora do Município, a fim de participar das comemorações naquela localidade, inclusive com a oferta de transporte coletivo.

"É difícil conceber a dimensão do público, mas se trata de um evento em construção e que cada vez mais aumenta a participação popular", afirmou o secretário de Cultura.

Pinheiro lembra que a instituição da data foi criada por decreto, pelo então governador Lúcio Alcântara e, ao longo do tempo, tem em Aquiraz o principal foco das atividades culturais.

Museu

A Praça das Flores, em Aquiraz, abrigará a salvaguarda dos valores cívicos da população com a solenidade de execução de hinos e hasteamento da bandeira do Estado. Já o Museu Sacro de São José de Ribamar, primeiro Museu de Arte Sacra do Ceará e um dos primeiros do Nordeste, abre suas portas às visitas guiadas e à exposição de artes plásticas "No Ceará é Assim", de diversos artistas cearenses com a curadoria de Carlos Macedo.

Nas proximidades do Museu Sacro a população poderá apreciar a feira de artesanato e receber a revista "Canto de Iracema" - Solar, da Biblioteca Volante que agrega à comemoração a difusão da literatura cearense.

Programação

O Dia do Ceará, segue em sua programação, expressando as manifestações artísticas culturais do Estado, na Praça da Matriz, com a exibição dos filmes "O Auto da Camisinha" de Clébio Viriato e "Nego Chico" de Nilo Uchoa. Conjugando com as expressões culturais, a Igreja Matriz São José de Ribamar, acolhe a população para a celebração de missa solene.

Em seguida, o cortejo do Maracatu Nação Fortaleza conduz a população em ritmos e cores abrindo espaço para à apresentação de artistas cearenses. O Ceará se transfigura na melodia de Marivalda Kariri, Messsias Holanda, Eugênio Leandro, Aparecida Silvino e Fábio Carneiro.

Memória"Nosso principal objetivo é construir uma memória no Ceará, daí que as atividades dão ênfase à cultura, arte e às tradições"
Francisco pinheiro
Secretário de Cultura do Estado do Ceará


Mais informações:
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará
Av. General Afonso Albuquerque Lima s/nº - Edifício Sead
Telefone: 3101.6767

Um comentário:

Raimundinho disse...

Estou gostando muito do seu blogger Regis Oliveira estou sempre dando uma olhadinha nas novidades.obrigado por nos deixar sempre bem informados.
um abraço e até logo.