A Secretaria de Saúde do município de Aquiraz começou a aplicar nesta segunda- feira, dia 10 de março, as primeiras doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina está disponível em todos os 24 postos de saúde e 02 unidades de apoio, envolvendo 246 profissionais entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
As Escolas Públicas do município também serão visitadas pelas equipes de vacinadores, onde se concentra a maioria do público alvo da campanha.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aquiraz, Sara Silveira, o objetivo da vacinação é prevenir contra o câncer de colo de útero e essa idade foi estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação gratuita por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imunológica.
O horário de atendimento é de 8 às 17 horas, de segunda à sexta- feira e em Aquiraz 2.300 meninas estão em idade de tomar a vacina, sendo que a meta da secretaria é imunizar no mínimo 80% desse número, ou seja 1.850 meninas.
Sobre
o vírus.
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto - é a chamada transmissão vertical.
Inicialmente
assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas,
em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não
tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer
genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais
sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário