quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Eleitores protestam em votações de projetos para aumento de vereadores



Na noite de segunda (19), vários municípios do PR votaram alteração de lei.
População participou das sessões nas Câmaras Municipais. 

Do G1 PR, com informações da RPC TV
Várias cidades do Paraná votaram projetos de aumento do número de vereadores na noite de segunda-feira (19). Os eleitores demostraram interesse, participaram das sessões, protestaram e em alguns municípios os parlamentares atenderam aos pedidos.
Veja a reportagem do Bom Dia Paraná, da RPC TV
A sessão realizada na Câmara Municipal de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, em que o projeto de lei para aumentar de dez para 15 o número de vereadores do município seria votado, foi interrompida três vezes. Estudantes e moradores fizeram protesto dentro do plenário e a polícia foi chamada para contê-los.
A votação foi suspensa e ainda não foi divulgada a data em que será retomada.
Na cidade de Pato Branco, também na região Sudoeste, a primeira votação do projeto que visa aumentar de dez para 12 o número de vereadores teve o resultado de nove votos a favor e apenas um contra. O vereador Laurindo Cesa (PSDB) foi o único contrário à proposta. Em dez dias, o projeto deve ser votado novamente.

No Norte do estado, em Sarandi, antes mesmo do início da sessão que votaria o aumento de dez para 13 políticos na Câmara Municipal, o projeto foi retirado da pauta. Os eleitores que compareceram à Câmara aplaudiram a decisão.

Já em Mandaguari, os vereadores não conseguiram nem o mínimo de três assinaturas necessárias para que o projeto pudesse ser apresentando. A cidade continua com nove cadeiras no legislativo.

O projeto que aumentava o número de vereadores de nove para 13 legisladores em Marialva havia sido aprovado em março deste ano. Mas com a pressão popular, a Câmara decidiu voltar atrás. A proposta de alteração da lei ainda precisa ser votada em segunda discussão.

Em Prudentópolis, a primeira discussão para aumentar de dez para 13 parlamentares foi na noite de segunda e a maioria votou a favor. Em dez dias, o projeto será votado outra vez.

Na manhã desta terça-feira (20), em Ibiporã, cidade vizinha a Londrina, os vereadores votam a proposta de aumento de nove para 11 legisladores.
 

Nenhum comentário: