Neste sábado, 1º de fevereiro, os pais e mães de Aquiraz têm um compromisso com a saúde das crianças. É o dia "D" da campanha de vacinação contra sarampo nos postos de saúde. Serão vacinadas as crianças entre seis meses e menos de cinco anos. Mesmo as que já receberam a segunda dose da vacina precisam ser vacinadas. A expectativa é imunizar 5.521 crianças em Aquiraz, um dos 14 municípios da Região Metropolitana incluídos na campanha de vacinação como medida de prevenção e controle do sarampo. A campanha de vacinação começou por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos, depois de 15 anos sem registro da doença no Estado. Segundo boletim epidemiológico, elaborado e divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, na última sexta-feira, 24 de janeiro, há 10 casos confirmados de sarampo. Todos de pacientes de Fortaleza. Há outros 10 casos sendo investigados. No total, foram notificados 75 casos. Por critérios clínicos e exames laboratoriais os outros 55 foram descartados. Na campanha de vacinação as crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, e integra o calendário básico da vacinação. Os pais ou responsáveis não podem esquecer de levar aos postos os cartões de vacinação das crianças.
A vacinação é uma importante medida de prevenção.
O prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães, destaca: ''Todas as equipes de imunização e profissionais dos postos de saúde já estão mobilizadas e preparadas para imunizar e protege r as crianças do nosso município, a saúde da crianças é uma das principais prioridades da nossa gestão, que recebe atenção e investimentos especiais em todas as áreas, notadamente na saúde, que em 2013 recebeu 22% de investimento, quando a lei manda ser aplicado apenas 15%¨. O prefeito aproveita para lembrar aos pais o compromisso com a vacinação dos filhos neste sábado, dia 1 de fevereiro, e reforça o ditado popular que diz, ¨é melhor prevenir do que remediar¨.
"A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde
do Município, Sara Silveira, lembra que Aquiraz no momento não conta com nenhum caso de sarampo. as medidas são preventivas". Doença infecciosa aguda, causada por vírus. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa através das secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (manchas vermelhas em todo o corpo). SINTOMAS E SINAIS Febre alta, acima de 38,5ºC, exantema generalizado (manchas vermelhas), tosse, coriza, conjuntivite. As complicações mais comuns aos pacientes são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas. Fonte: Assessoria de Comunicação PREFEITURA DE AQUIRAZ www.aquiraz.ce.gov.br 85 3361.1865 – 9644.8839 |
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Sábado, primeiro dia de fevereiro é dia de vacinar as crianças contra sarampo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário