terça-feira, 28 de maio de 2013

Prefeitura convoca 30 candidatos aprovados em concursos




A Prefeitura Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Administração (Sead) considerando o resultado do Concurso Público Municipal 001/2009, de 30 de outubro de 2009, homologado em 07 de abril de 2010 e 02 de junho de 2010 e Concurso Público Municipal 001/2011, de 26 de setembro de 2011, homologado em 16 de janeiro de 2012.

Ao todo, 30 pessoas estão sendo chamadas, pertencentes a dez áreas diferentes. Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Administração e Coordenação da Prefeitura Municipal de Aquiraz, localizada na Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, nos dias 3 e 4 de junho de 2013, das 8:00 às 11:30 e de 13:00 às 16:30 horas, munidos de seus documentos.

Os convocados são pertencentes às seguintes áreas:
Agente administrativo (10 vagas), Enfermeiro PSF (5 vagas), Professor de educação básica (1), Assistente social (1), Dentista (5), Nutricionista (1), Educador físico (2), Farmacêutico (2) e Médico (2).

O ato executivo também está sendo veiculado na edição desta terça-feira do Jornal O Povo.
Os candidatos do edital de convocação de Nº 06 deverão apresentar documentação entre dias 03 e 04 de junho (segunda e terça-feira). O edital de convocação de Nº 07 deverá comparecer com a documentação exigida dias 05 e 06 de junho (quarta e quinta-feira) e laudo médico expedido pela Medicina do Trabalho. Caso contrário, perderão o direito a nomeação. A Secretaria de administração fica na Virgilio Coelho, 102 bairro centro.

Veja os editais:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 006/2013

PREFEITO MUNICIPAL DE AQUIRAZ, no uso de suas atribuições legais, considerando o resultado do Concurso Público Municipal 001/2011, de 26 de setembro de 2011, homologado em 16 de janeiro de 2012.

RESOLVE:

Convocar os servidores, CLASSIFICAVEIS, citados na relação abaixo, para confirmação de interesse em assumir as vagas para as quais foram aprovados. O não comparecimento do candidato convocado no prazo supracitado implicará na eliminação automática do concursado e, portanto a perda do direito quanto à vaga.

RELAÇÃO DE CLASSIFICAVEIS

N. Ordem
NOME
CLASSIFICAÇÃO
CARGO
CARGA HORÁRIA
1           
RICARDO JOSE REIS
60º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
2           
ADRIANA DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
61º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
3           
MARCELO HENRIQUE DE OLIVEIRA LIMA
62º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
4           
ANTONIO OZIEL CARNEIRO DE OLIVEIRA
63º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
5           
CLEYDSON CAETANO
64º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
6           
DIEGO MARADONA CEZARIO
65º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
7           
ANTONIA JEANE DE FREITAS SANTOS
66º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
8           
FRANCISCO GOMES CASTRO
67º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
9           
GLEICIANE ASSUNCAO SILVA
68º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
10        
LARISSA NUNES IBIAPINA GONDIM
69º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
11        
JOSELISA ALVES CAMELO
3º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
12        
RODRIGO VINICIUS RAMOS SILVEIRA
4º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
13        
FRANCISCA VALERIA CARLOS FAMA
5º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
14        
ALESSANDRA COUTINHO SOUSA AGUIAR
6º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
15        
TAGLIANNE RIOS RODRIGUES
7º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H


Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Administração e Coordenação da Prefeitura Municipal de Aquiraz, localizada na Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, nos dias 3 e 4 de junho de 2013, das 8:00 às 11:30 e de 13:00 às 16:30 horas, munidos dos seguintes documentos:

1.    Fotocópia autenticada da certidão de nascimento e/ou da certidão de casamento;
2.    Fotocópia autenticada do Título de Eleitor, bem como certidão de quitação eleitoral;
3.    Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista para o candidato do sexo masculino;
4.    Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;
5.    Fotocópia autenticada do Cartão do CPF;
6.    Fotocópia autenticada do Registro PIS/PASEP;
7.    Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do curso exigido;
8.    02 (duas) fotografias 3x4 recentes;



EDITAL DE CONVOCAÇÃO 007/2013

PREFEITO MUNICIPAL DE AQUIRAZ, no uso de suas atribuições legais, considerando o resultado do Concurso Público Municipal 001/2009, de 30 de outubro de 2009, homologado em 07 de abril de 2010 e 02 de junho de 2010.

RESOLVE:

Convocar os servidores, CLASSIFICADO E CLASSIFICAVEIS, citados na relação abaixo, para confirmação de interesse em assumir as vagas para as quais foram aprovados. O não comparecimento do candidato convocado no prazo supracitado implicará na eliminação automática do concursado e, portanto a perda do direito quanto à vaga.

 

RELAÇÃO DE CLASSIFICADO E CLASSIFICAVEIS


N. Ordem
NOME
CLASSIFICAÇÃO
CARGO
CARGA HORÁRIA
1           
ANTONIO CARLOS LOPES PIMENTA
10º CLASSIFICAVEL
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BASICO - EDUCAÇÃO FISICA
40H
2           
ELIZABETE MOTA PESSOA
20º CLASSIFICAVEL
ASSISTENTE SOCIAL
20H
3           
ANALÍS RODRIGUES FARRAPO
17º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
4           
DIEGO MENDONÇA LIMA
18º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
5           
IGOR ROCHA PESSOA
19º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
6           
ADÁLIA SAMARA GADÊLHA DE HOLANDA
20º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
7           
ELCIANA MARIA MUNIZ PEDROSA
21º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
8           
SHERIDA DA SILVA NEVES
2º CLASSIFICAVEL
NUTRICIONISTA
20H
9           
DANILO MAGALHÃES LUCINO
1º CLASSIFICAVEL
EDUCADOR FISICO
20H
10        
ANDRE LUIS PAIVA FARIAS
2º CLASSIFICAVEL
EDUCADOR FISICO
20H
11        
RAQUEL ARANHA VIEGAS
5º CLASSIFICAVEL
MEDICO OBSTETRA
20H
12        
FRANCISCO BRUNO NOGUEIRA CRUZ
1º CLASSIFICADO
MEDICO TRAUMA ORTOPEDISTA
20H
13        
JARDEL LIMA DE MACEDO
3º CLASSIFICAVEL
FARMACEUTICO
20H
14        
MARIA EDUARDA PEREIRA CORREA
4º CLASSIFICAVEL
FARMACEUTICO
20H


Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Administração e Coordenação da Prefeitura Municipal de Aquiraz, localizada na Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, nos dias 5 a 14 de junho de 2013, das 8:00 às 11:30 e de 13:00 às 16:30 horas, munidos dos seguintes documentos:

1.    Fotocópia autenticada da certidão de nascimento e/ou da certidão de casamento;
2.    Fotocópia autenticada do Título de Eleitor, bem como certidão de quitação eleitoral;
3.    Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista para o candidato do sexo masculino;
4.    Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;
5.    Fotocópia autenticada do Cartão do CPF;
6.    Fotocópia autenticada do Registro PIS/PASEP;
7.    Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do curso exigido;
8.    02 (duas) fotografias 3x4 recentes;
9.    Fotocópia autenticada do comprovante de residência atual (água, energia ou telefonia);
10. Certidão de antecedentes criminais emitida pela Secretaria de Segurança Pública;
11. Fotocópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação para o cargo de motorista;
12. Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento dos filhos que possuir;
13. Fotocópia autenticada da Carteira do Registro do Conselho para os cargos de nível superior;
14. Certidão Negativa do Registro do Conselho para os cargos de nível superior.


PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIRAZ, neste Estado do Ceará, 28 de maio de 2013.
Fonte; www.aquiraz.ce.gov.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Seminário de elaboração do plano plurianual – PPA de Aquiraz




Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, a partir das 8 horas, na Escola Profissionalizante Alda Façanha (Av. N.S. de Lourdes, s/n - em frente a Secretaria do Trabalho e Assistência Social) a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento realiza o Seminário para Elaboração do PPA – Plano Plurianual para gestores públicos e toda população interessada. O PPA tem a função de estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da administração para as despesas que devem ser executadas para os próximos quatro anos, sendo o documento mais importante no planejamento da cidade, pois é com base nele que se elaboram o Orçamento Municipal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Tudo que vai ser gasto e investido tem que está previsto no PPA, desde a construção de um hospital, creches, escolas, obras de saneamento básico e acesso a água, transporte, habitação, enfim, tudo deve está previsto no PPA. Entenda o que é e como se elabora o PPA e contribua para fazer de Aquiraz uma cidade Feliz de se viver.


Rua João Lima, 259, Centro
Aquiraz/Ce - CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1813
E-mail: seplan@aquiraz.ce.gov.br
Fonte;www.aquiraz.ce.gov.br

Decisão do TCM levará processos à prescrição


Pela resolução, muitas contas de gestores cearenses deixarão de ser examinadas em razão do prazo definido
O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), durante a sessão plenária de ontem, aprovou uma resolução que altera dispositivos da Lei Orgânica do órgão e estabelece prazo de cinco anos para prescrição de contas de gestores públicos. A decisão segue o que prevê a Emenda Constitucional número 76, de autoria do deputado Tin Gomes (PHS), aprovada no fim do ano passado pelo Legislativo estadual. A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado e encaminhada à Assembleia Legislativa, onde vai tramitar como projeto de lei, após o acatamento da Mesa Diretora do Poder Legislativo estadual.

FOTO: ALEX COSTARelator Ernesto Saboia não aceitou as observações feitas no debate, alegando que o documento foi aprovado com o acordo de todos os conselheiros 
A emenda constitucional apresentada pelo deputado Tin Gomes, no segundo semestre do ano passado, só foi aprovada após uma substancial mudança na sua redação em razão do amplo debate que ela proporcionou, já que beneficiará a muitos gestores cearenses devido à lentidão do próprio TCM no julgamento dos processos.

As alterações propostas à Lei Orgânica do TCM dizem respeito não apenas à questão da prescrição, mas também admitem recurso de revisão para a decisão que julgar em definitivo os processos de Contas de Gestão e de tomadas de contas especiais.

Ressarcimento

Também foram acrescentada as hipóteses de admissão de recurso de revisão, quando houver erro de procedimento que tenha suprimido o exercício do contraditório e da ampla defesa, gerando a nulidade absoluta do processo do interesse de qualquer gestor municipal cearense, cujas contas estejam sendo examinadas pelo Tribunal.

Sobre a questão da prescrição do prazo da pretensão punitiva, diz o dispositivo que "não incide prescrição quanto às apurações relativas à verificação de dano ao erário e seu ressarcimento, nos termos do art.37, § 5º, da Constituição Federal, de forma que a prescrição da pretensão punitiva não impede o exercício do controle externo pelo Tribunal (de Contas) para a apuração de dano ao erário".


Para o presidente do TCM, Francisco Aguiar, a prescrição a ser estabelecida não é como muitas pessoas imaginavam, dizendo que ia beneficiar todos os gestores. Ele não descarta a possibilidade de alguns serem beneficiados, mas para a maioria vai ser pior porque a cada recurso interposto o prazo começa a contar novamente. Poderão ser beneficiados os gestores que estiverem com processos em tramitação há vários anos.

Julgamentos

Durante a sessão de ontem, foram emitidos pareceres desfavoráveis a aprovação das contas de governo de Francisco Ernane Peres Lima na prefeitura de Catunda, exercício 2010; de Otacílio Bezerra Menezes na prefeitura de Iracema, também em 2010 e; de Agenor Manoel Ribeiro na prefeitura de Selitre, e 2008. Abertura de créditos adicionais sem respaldo legal e a não inscrição na dívida ativa dos municípios foram os motivos que justificaram os pareceres pela desaprovação das contas destes prefeitos. Receberam parecer favorável as contas de governo de João Ribeiro Barroso na prefeitura de Itapipoca no exercício de 2008.
 FONTE:DN

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SAIU NO G1- PEDESTRE MORRE ATROPELADO AO TENTAR ATRAVESSAR BR EM AQUIRAZ, NO CEARÁ.




Condutor do carro não prestou os primeiros socorros e fugiu do local.

Do G1 CE
Um homem morreu atropelado no início da manhã desta quinta-feira (23), em Aquiraz, a 24 Km de Fortaleza.

 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o pedestre tentou atravessar a BR-116 na altura do quilômetro 29, quando um veículo atingiu e matou o pedestre. 

Ainda segundo a PRF, o condutor do carro não prestou os primeiros socorros e fugiu do local do acidente.


Aquiraz em estado de emergência



Dos 184 municípios cearenses, 175 tiveram estado de emergência decretado pelo Governo do Estado,   em virtude da seca.
 A informação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado e inclui o município de Aquiraz. O decreto é válido por 180 dias. Após o prazo, uma nova avaliação dos danos provocados pela estiagem é realizada.
FONTE: O POVO.

STAS aprova projetos que beneficiam Idosos e pessoas com deficiências



Em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará– STDS a prefeitura de Aquiraz através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – STAS, deu um grande passo para a equidade e oportunidade a dois grupos bastante carentes; Idosos e pessoas com deficiências
O município de Aquiraz aprovou, junto à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará– STDS, através de edital de seleção pública, dois projetos importantíssimos em dois setores bastante carentes; para idoso e pessoas com deficiências.
O primeiro visa formar um coral com idosos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. O outro tem como objeto a reforma do CRAS Prainha, visando promover a acessibilidade do equipamento.
O Projeto Cantar e Encantar na Melhor Idade atenderá 100 idosos. O valor total do projeto é R$ 21.998,90. Já o projeto Acessibilidade Garantida é de R$ 15.780,89.

Secretaria do Trabalho e Assistência Social – STAS
Rua N. Senhora de Lurdes, S/N
Aquiraz/CE – CEP 61.700-000
3361.1824
assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br

FONTE:

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
3361.1865
ascom@aquiraz.ce.gov.br

Ney Pires atende a população

O Vereador Ney Pires faz questão de conversar com todos os que o procuram após as sessões da Câmara.
O Vereador que tem buscado apresentar projetos relevantes para  a melhoria da qualidade de vida dos Aquirazenses despacha ali mesmo nos corredores do legislativo se  a conversa for rápida e se for mais demorada ele convida os  cidadãos que nele acreditam para o seu gabinete na parte superior do prédio.
Ney tem se mostrado bastante atuante e aguerrido em suas posições e embora  não sendo um vereador de oposição tem cobrado bastante do executivo, na tentativa de cumprir o seu papel de fiscal em prol do povo, quer tenham votado nele quer não.
Ney faz uma convocação geral ao povo de Aquiraz.
A Proposta dele é fechar algumas Ruas de Aquiraz num grande movimento popular em prol da cobrança  por segurança para o município que tem se tornado um dos mais violentos nos últimos  anos.
Ele disse que vai levar essa proposta  a sério e que chamará a imprensa da capital para cobrir esse grande clamor pedindo paz para Aquiraz.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Câmara de Aquiraz aprova vale alimentação e vale- transporte para todos os servidores e aumento de 8% para os professores.

Foi aprovada por unanimidade pelos 15 vereadores de Aquiraz a proposta de aumento enviada pelo prefeito Guimarães  tratando da concessão de vale refeição e vale transporte para todos os servidores do município e reajuste  de 8% nos salários dos professores.
Essa era uma reivindicação antiga dos servidores e que o prefeito Guimarães em apenas 4 meses de administração resolveu atender, como parte do programa de valorização do servidor.
A Presidente do Sindicato dos servidores Públicos Municipais de Aquiraz, Rejane Freire disse que embora várias conquistas já estejam se concretizando neste governo, muito ainda falta para que o servidor tenha realmente uma condição de trabalho decente em Aquiraz.
No último dia 07 de maio a Secretária de Educação, Terezinha Holanda esteve na Câmara Municipal fazendo um resumo da situação da Educação em Aquiraz e levou a boa notícia de que 100% dos recursos do FUNDEB  serão aplicados no pagamento de salários dos servidores da Educação.




Entre outras informações ela explicou que o Prefeito Guimarães resolveu aplicar 100% dos recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Educação básica na folha de pagamento dos profissionais do magistério.
Terezinha explicou aos vereadores que este ano não houve reajuste no valor do custo anual do aluno, porém mesmo assim, o prefeito autorizou um aumento de 8% nos salários dos educadores e o pagamento dos benefícios de vale transporte e vale alimentação.
De acordo com os números apresentados pela secretária, a folha  anual de pagamento dos salários do pessoal da Educação, chegará a mais de 35 milhões de reais em 2013, enquanto a estimativa de repasse do FUNDEB é de apenas R$ 34.298.000,00, sendo necessária uma complementação de mais de 1 milhão que serão buscados pelo município, através de outras fontes de financiamento.
O Prefeito Guimarães disse que o reajuste seria de apenas 3%, mas ele resolveu dar mais 5% por entender que o magistério deve realmente ser valorizado  e considera que o professor de Aquiraz hoje é um dos mais bem remunerados do Estado e acredita que isso vai impactar diretamente na qualidade da educação oferecida pelo município.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vereadores criticam falta de compromisso de alguns profissionais dos PSFS

O Vereadores  Ricardson Santana, Neide Queiroz, Ney Pires, Nilton dos Pescadores , Cláudio Diógenes , Dr. Cláudio e Vandinho, teceram  nesta terça, dia 21, durante a sessão do legislativo municipal,  pesadas críticas a alguns integrantes da  classe médica de Aquiraz, pois segundo eles , alguns desses profissionais estão tratando a população com total desrespeito, uma vez que faltam constantemente ao trabalho e trocam atestados entre si para justificar tais faltas.
O Vereador Maurício Matos garantiu que a administração está tomando as providências cabívesis segundo a legislação vigente.
A Vereadora Neide Queiroz falou ao nosso blog sobre o assunto.

Ozaneide de Paula fala sobre valorização do magistério pelo prefeito Guimarães

Ozaneide falou sobre a visita da Secretária de Educação à Câmara que aconteceu no último dia 07 de maio.

Prefeita de Camocim ganha liminar contra cassação.



O juiz cassou o mandato da prefeita no dia 16, mas guardou a publicação da sentença para esta segunda-feira

A prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, conseguiu, ontem, liminar, antes da publicação da sentença que determinou a cassação de seu mandato, garantindo sua permanência na Prefeitura do Município. O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) Raimundo Nonato Silva, que concedeu a medida liminar, determinou o restabelecimento da situação anterior à cassação até que ocorra o julgamento final do recurso interposto pela prefeita ao TRE.
 FOTO: ALEX COSTA
O secretário do Esporte, Gony Arruda, deputado licenciado, chegou a viajar para Camocim para assistir à posse do prefeito interino, Régis de Araújo

O juiz da 32ª Zona Eleitoral, Rogério Henrique do Nascimento, determinou a cassação dos mandatos da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar (PSB), e seu vice, José Olavo Tahim (PHS), no último dia 16, mas só enviou para publicação ontem para "evitar tumulto na cidade". O presidente da Câmara Municipal de Camocim, Régis de Araújo (PR), que faz oposição à atual gestão, chegou a ser empossado, ontem, prefeito interino.

A decisão do juiz eleitoral atendeu à uma Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral proposta pela coligação do candidato derrotado Francisco Gomes de Araújo, conhecido como Chiquinho do Peixe. De acordo com a argumentação do juiz, a chapa vencedora nas eleições de Camocim teria se beneficiado de "abuso de poder econômico" ao distribuir centenas de camisas amarelas para serem usadas no dia 7 de outubro do ano passado, quando foram realizadas as eleições municipais. Também é citada na ação a utilização de um avião distribuindo panfletos em favor da candidata eleita Mônica Aguiar, que não teria entrado na prestação de contas de campanha. Entretanto, o proprietário da aeronave alegou que fez a propaganda por conta própria.
Fonte; DN

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mobilização de Prefeitos por Refinaria deve visitar Aquiraz


Prefeitos organizam campanha em prol da Refinaria Premium do Ceará

 Foto: Kleber Alves Gonçalves
Prefeitos de onze municípios do Ceará, junto à Assembleia Legislativa do Estado, organizam campanha pela instalação da Refinaria Premium II no Ceará. A mobilização deve visitar os municípios de Aquiraz, Baturité, Camocim, Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá para realizar debates sobre a instalação do empreendimento. Cada cidade sediará um encontro entre os meses de junho e julho.
O último acontecerá em Fortaleza, com a participação da presidente da Petrobras, Graça Foster, além do governador do Estado, Cid Gomes, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

 A expectativa é que sejam gerados 90 mil empregos diretos e indiretos com a construção da Refinaria Premium II.

“O objetivo da campanha é lutar pelo empreendimento, com o envolvimento de todos os setores da sociedade, pois todos irão ganhar com a instalação da refinaria”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PSB).

Para o prefeito de Aquiraz, Antonio Fernando Guimarães, a instalação da refinaria no Ceará é vital para todos os municípios. "A geração de emprego e renda, além do incremento de R$ 7 bilhões na arrecadação já justifica por si só a instalação do equipamento no Estado”, argumenta. 
Fonte; DN

Relíquias de Irmã Dulce são trazidas para Aquiraz



As relíquias da Irmã Dulce, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, foram expostas na última quarta-feira (15) na Diaconia Geral da Comunidade Católica Shalom, localizada CE-040, no município de Aquiraz.

Bem-Aventurada Dulce dos Pobres foi beatificada em 2011, após ter um milagre em Sergipe comprovado, segundo o  Vaticano.
 Foto: Agência Brasil

Um fragmento do osso da costela e uma parte do véu da religiosa baiana, beatificada em 2011, foram trazidos pelo guardião das relíquias no Nordeste, o empresário Mauro Feitosa. O objetivo do Shalom foi proporcionar um momento de oração com o fiéis, como parte de um projeto voltado para a promoção da dignidade humana.



Irmã Dulce morreu em 1992, aos 78 anos. O primeiro milagre considerado pela Santa Sé atribuído à freira aconteceu em Sergipe. A funcionária pública Cláudia Cristiane de Araújo sofreu grave hemorragia pós-parto durante 16 horas. A pedido dos familiares da paciente, uma relíquia de Irmã Dulce foi levada às pressas para a maternidade.

O sangramento estancou no instante em que este chegou à sala de cirurgia. Em 10 de dezembro de 2010, o papa Bento XVI promulgou decreto autorizando a beatificação de Irmã Dulce, que é o segundo passo para a sua canonização. O primeiro foi a bem-aventurança. 
Fonte: DN

Jovem executado a bala em Aquiraz


Em Aquiraz, José Djavan Gomes Maia, 21, morreu por consequência de uma lesão a bala no abdomen no final da tarde desta segunda. Segundo a Polícia, o tiro foi disparado por um homem que estava numa moto, ainda no início da tarde. Djavan foi encaminhado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), na Capital, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o subtenente Bartolomeu Maciel, do Monitoramento do Ronda do Quarteirão, o responsável pelo
 assassinato ainda não foi identificado bem como a motivação do crime. Não foi informado se a vítima  tinha passagem pela polícia.
Fonte: O Povo

Aquiraz regula frota de taxi, buggy, mototaxi e transporte alternativo.


DEMUTRAN realiza recadastramento dos profissionais prestadores de serviços do transporte de aluguel em Aquiraz.

 
Sem contar com o numero preciso de permissionários que operam os transportes alternativos, taxis mototáxis e buggys, o Departamento Municipal de Transito de Aquiraz – DEMUTRAN realizou de 02 a 04 de abril deste ano, através de publicação legal nos principais jornais do estado, processo de recadastramento dos profissionais e da frota do serviço em todo o município do serviço de taxi.
Extraoficialmente existem mais de 500 táxis circulando pelas ruas ou parados em pontos estratégicos da cidade, como hotéis e pousadas. Média de 1 taxi para cada 144 habitantes (censo de 2010). Na capital, Fortaleza a lei orgânica municipal estabelece um táxi para cada 500 habitantes. Atualmente, são 2,4 milhões de pessoas, o que representa um táxi para cada 546 habitantes. Com regularização da frota, a Prefeitura de Aquiraz espera adequar o serviço e ao que diz as leis nº 153/1998 e nº 502/2004.
“Essa iniciativa visa regularizar os transportes de condução de passageiros, valorizar os moradores e turistas, impedindo que uma só pessoa tenha a permissão mais de uma vaga para veículo”, disse o Coordenador do controle e regulação dos transportes municipais Mário Sérgio. Segundo ele, há casos em que a mesma pessoa possui até 5 vagas de táxi. Alguns taxistas acusam que, para driblar a fiscalização, os donos dos veículos usam laranjas para a obtenção das vagas. O coordenador aponta Porto das Dunas e Prainha como principais pontos uma para uma fiscalização mais rigorosa e constante. Mário diz ainda que a fase é de diagnóstico. “Vamos entregar um relatório completo ao Prefeito Guimarães, a partir desse diagnóstico, vão ser estabelecidos os critérios para a criação do novo sistema. A frota, quantidade de permissionários, a atualização cadastral, a padronização e a idade média da frota são alguns dos pontos que serão levantados no estudo”, finalizou.

 O Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN recadastrou 225 taxis e liberou 30% deste total. Até o dia 22 deste mês prossegue com o recadastramento para buggys, mototáxi e vans. Os interessados devem comparecer a sede do órgão à Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, das 08h00min as 12h00min e de 13h00min as 17h00min.

Documentos para recadastramento
  • Identidade
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Titulo de eleitor
  • Comprovante de endereço
  • ISS
  • INSS
  • 1 foto 3X4
  • Certidões negativas da justiça comum: Federal e Militar
  • Certidões negativas de debito: Municipal, Estadual e Federal


Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN
Coordenação do controle e regulação dos transportes municipais
Rua Virgílio Coelho, 112, Centro – Aquiraz-CE
3361.2974

FONTE;

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
ascom@aquiraz.cegov.br
3361.1865

De Olho no Esporte- Nilton de Castro comenta final do Campeonato Cearense


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vereador Ricardson Santana que votou a favor da aprovação das Contas de Ritelza fala sobre o assunto.


Ney Pires fala sobre desaprovação das Contas de Ritelza Cabral



1 – 1 de 1
Anônimo Anônimo disse...
Caro amigo ney,sempre vi em seu pai um homem de força e coragem mais sua atitude de ontem, fazer e assinar um parecer e depois se abster na votação foi TRISTE, uma pena pois via em voce uma pessoa que poderia mudar nosso aquiraz, mais sua covardia,medo e omissão me faz mudar de opinião. TRISTE
15 de maio de 2013 07:43
 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Campanha nacional de vacinação contra gripe entra na reta final


Wescley Callou em conversa com nosso blog lembra que na próxima terça, dia 21
 a partir das 14 horas a equipe de imunização estará  na Câmara Municipal
 de Aquiraz, atendendo a todos que quiserem ser vacinados.


Aquiraz atinge a melhor media da região metropolitana de imunização contra gripe este ano .
 
Wescley Callou - Coordenador de Imunização  de  Aquiraz

O Ministério da Saúde faz um acompanhamento diário em todo o Brasil 
da campanha nacional contra gripe iniciada dia 15 de abril e que encerrou
  sexta-feira dia 10, mas que deverá continuar nos postos de saúde até o dia
 31 deste mês.  O vacinômetro federal aponta que até o momento, o Ceará 
vacinou 831.907 60%, já a cidade de Aquiraz, na região metropolitana,
 é o melhor destaque e alcançou 8.371 quase 80% do público-alvo.
 A população indígena chegou a 100% de cobertura, porém as
 baixas estão nos idosos, pouco mais de 70% e gestantes com 63%.

A prefeitura de Aquiraz alerta a população para sempre higienizar
 as mãos com bastante água e sabão, principalmente após tossi
ou espirrar, após usar o banheiro e antes das refeições.
 A outra dica é também proteger a boca ou o nariz com lenços ao espirrar.

FONTE:


SECRETARIA DE SAÚDE DE AQUIRAZ
Rua: Francisco Bonfim de Castro No 07 – Alto Alegre
saúde@aquiraz.ce.gov.br
Fone: 3361.1885

Decisão do CNJ obriga cartórios a fazer casamento homossexual

Paulo Lessa (E) e Erick Campelo se casaram em 2012 (Foto: Igor Mota/ Amazônia Jornal)

Conselho também determinou conversão de união estável em casamento.
Decisão é passível de questionamento no Supremo Tribunal Federal.


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (14), por maioria de votos (14 a 1), uma resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.
Os cartórios não poderão rejeitar o pedido, como acontece atualmente em alguns casos. A decisão do CNJ poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
Entenda a decisão do CNJ
O Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo das atividades do Poder Judiciário, obrigou todos os cartórios do país a cumprirem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de maio de 2011, de realizar a união estável de casais do mesmo sexo. Além disso, obrigou a conversão da união em casamento e também a realização direta de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
 Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta,Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva.
Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. "A recusa implicará imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para providências cabíveis."
A decisão do CNJ valerá a partir da publicação no "Diário de Justiça Eletrônico", o que ainda não tem data para acontecer.
Reportagem publicada pelo G1 nesta terça mostrou que, no último ano, pelo menos 1.277 casais do mesmo sexo registraram suas uniões nos principais cartórios de 13 capitais, segundo levantamento preliminar da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR).
Atualmente, para concretizar a união estável, o casal homossexual precisa seguir os trâmites em cartório. Até agora, para o casamento, eles pediam conversão da união estável em casamento e isso ficava a critério de cada cartório, que podia ou não conceder.
FONTE; g1

Com medo de Câncer Angelina Jolie retira os dois seios e vai retirar ovário




Revelação foi feita em artigo publicado no jornal ‘The New York Times’.
Médicos disseram que atriz tinha 87% de chances de ter câncer de mama.

Do G1, em São Paulo
A atriz Angelina Jolie declarou que passou por uma dupla mastectomia preventiva, uma cirurgia para retirada dos seios. A revelação foi feita em um artigo chamado "My Medical Choice", publicado no jornal americano “The New York Times” nesta terça-feira (14).
"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56", diz a atriz no começo do texto. "Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la e sentir quão amável e graciosa ela era", afirma.
O que é o câncer de mama
É o carcinoma mais comum em mulheres, respondendo por 22% do total de casos a cada ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Estimativa do instituto aponta que o país registrou 52.680 novos casos da doença apenas em 2012.
 Angelina, de 37 anos,  diz que descobriu ter um "defeito" no gene chamado BRCA1. Os médicos disseram que ela tinha 87% de chances de desenvolver um câncer de mama, e 50% de ter um câncer no ovário.
"Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", diz a atriz. "Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa", afirma.

Câmara de Aquiraz reprova contas de Ritelza Cabral

A  Câmara  Municipal de Aquiraz desaprovou nesta terça feira, por doze votos contra dois e uma abstenção, as contas de gestão da ex- prefeita, Ritelza,  referentes ao exercício de 2.008.
Após  conceder o direito de ampla defesa, respeitando todos os prazos prescritos em lei, a  maioria dos vereadores entendeu que havia irregularidades na prestação de contas.
Com isso  Ritelza fica inelegível por oito anos, conforme prevê  a lei da ficha limpa.
O Resultado já era esperado, já que o prefeito Guimarães tem maioria esmagadora no legislativo municipal.
Com isso  O Grupo do Prefeito fecha agora em 12 vereadores, já que Ritiele e Dr. Cláudio ao votarem com os outros dez, confirmam apoio  à base governista.
Ritelza ainda tentou na  justiça suspender a votação desta terça, apegando-se a uma lei estadual que diz que antes da votação deve ser respeitado uma prazo de 60 dias, após a matéria ter dado entrada na  Câmara, porém, o Juiz da Comarca de Aquiraz, Dr. Francisco das Chagas entendeu assim como o supremo entende, que essa lei é inconstitucional, portanto não concedeu o pedido de suspensão. 
O Vereador Ney Pires, mesmo tendo sido o relator da comissão de finanças e orçamento e tendo preparado  o relatório que levou à desaprovação,   absteve-se de votar, mesmo dizendo que tem mágoa da ex- gestora, segundo ele por que  Ritelza  tentou de todas as formas prejudicar seu Pai, o ex- prefeito Carlos Augusto, ao assumir a prefeitura em 2001.
Porém Ney disse que não é do seu caráter dar o troco ou pagar na mesma moeda e por isso resolveu não expressar seu voto.
Já Cláudio Diógenes presidindo a comissão de justiça e redação também votou pela desaprovação.

VOTARAM PELA DESAPROVAÇÃO.

MAURÍCIO MATOS.
JOSIMAR DE CASTRO.
CLÁUDIO DIÓGENES.
IVETE DANTAS.
DR. CLÁUDIO.
RONALDO DO PT.
CARLOS CÉSAR.
NEIDE QUEIROZ.
AIRTON ASSUNÇÃO.
RITIELI.
NILTON DOS PESCADORES.
VANDINHO.

PELA  APROVAÇÃO.
MAYARA SILVA.
RICARDSON SANTANA.


ABSTEVE-SE.

NEY PIRES