Secretário da Saúde de Aquiraz, Wilames Freire, participou da mesa de abertura do 11º Congresso Internacional da Rede Unida em Fortaleza. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Artur Chioro.
O Congresso acontece até o próximo dia 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com o tema central “Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS”. O propósito é contribuir propositivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) nos seus princípios e diretrizes. Para Lilian Beltrão, secretária-adjunta da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, realizar evento deste porte no Ceará é muito importante pelo pioneirismo que o Estado apresenta dentro de algumas iniciativas. “O PSF completa 20 anos agora. O processo de regionalização começou em 98 aqui no Ceará. A troca dessas e outras experiências é de grande importância para otimizar o conhecimento adquirido”, disse.
Para Wilames Freire, que presidente o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE) as secretarias Municipais de Saúde também é parte integrante do Congresso, pois “uma boa gestão precisa ouvir a sociedade como um todo e sabemos que das discussões que acontecerem aqui sairão bons frutos para melhorar, cada vez mais, o SUS. Queremos que o povo entenda a saúde como seu patrimônio e que contribua para melhorá-la. Queremos que a população tenha orgulho de ter uma boa saúde pública, de ter cidadania assegurada”. O presidente salientou ainda que todas as cartas oriundas de encontros, congressos e outros movimentos estão sendo recebidas pelo Conasems e agregadas em todas as perspectivas à luta pelo fortalecimento do SUS.
Além dos representantes do COSEMS/CE, Governo do Estado e Ministério da Saúde, a solenidade de abertura do Congresso contou com a presença do Coordenador Nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla; da Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e presidente do Congresso, Ivana Barreto; da Secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; do Coordenador do Programa Mias Médicos no Ceará, Odorico Monteiro; do presidente da Aprece, Expedito Nascimento; do Deputado Federal João Ananias; do reitor da Uece, Jackson Coelho, além de outros representantes do governo federal e parceiros do evento.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos para o Brasil também foi abordado na fala do Ministro. De acordo com Chioro, o programa está proporcionando um momento único nestes 25 anos do SUS. “O Mais Médicos está no centro do debate nacional e 83¢ da população já manifesta apoio, pois ele apresenta a oportunidade de cuidar das pessoas. São 49 milhões de brasileiros sendo atendidos, tendo contato com a Atenção Básica. Ao todo 14 mil médicos estão em equipes completas por todo o Brasil. Vamos experimentar pela primeira vez a situação do brasileiro ter direito à saúde e à cidadania”, comemorou o Ministro. No Ceará, segundo Ministério da Saúde, são 842 médicos do programa distribuídos por 172 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário