quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Vestas aplica R$100 mi para fábrica em Aquiraz


A cadeia produtiva de energia eólica no Ceará ganhará mais um componente. Está prevista para entrar em operação, em dezembro deste ano, no município de Aquiraz, a fábrica de aerogeradores da empresa dinamarquesa Vestas.

O empreendimento, dotado de investimento aproximado de R$ 100 milhões, deve gerar, juntamente com fornecedores e empresas que integram a produção da fábrica, cerca de 300 empregos na fabricação dos produtos componentes das torres eólicas.
"Nós estamos com o galpão praticamente pronto e nós devemos começar a receber os primeiros equipamentos nas próximas semanas", afirma o vice-presidente da área de compras da empresa, Gustavo Santos.

O empreendimento tem capacidade para fabricar anualmente 200 naceles (compartimentos instalados no alto das torres que abrigam todo os mecanismo do gerador), que representam, juntos, uma potência de 400 megawats (MW).

Segundo o vice-presidente da área de compras da Vestas, depender das demandas do mercado, o empreendimento tem capacidade para dobrar sua produção para 400 aerogeradores por ano, ou seja, 800 MW.

A fábrica em Aquiraz representa o segundo investimento feito pela empresa no Ceará. O primeiro foi em Maracanaú. A decisão por um novo local para abrigar a fábrica veio devido às restrições de espaço na primeira operação, que atualmente funciona como almoxarifado para a produção da empresa.

"Foi uma operação que a gente começou em 2010, mas ficou temporariamente suspensa e a partir de 2014 nós optamos por fazer outro investimento, para a expansão das atividades no Brasil", explica Santos.

Nenhum comentário: