quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Josimar de Castro pede pressa na análise das Contas de Edson Sá




O presidente disse que vai cumprir o prazo sugerido pelo TCM , que é votar em até  60 dias após o recebimento do parecer do órgão..

O presidente da Câmara Municipal de Aquiraz, Josimar de Castro pediu  aos vereadores  integrantes da comissão de finanças e orçamento  daquela Casa Legislativa que  apressem a  análise e a elaboração do parecer sobre as contas referentes aos exercícios de 2010 e 2011, da gestão do ex- prefeito Edson Sá, lembrando que as contas referentes a 2012, também já chegaram.
Josimar disse que a Câmara tem o prazo de  60 dias para votar o assunto a partir da assinatura do protocolo de recebimento,  e já faz mais de 30 dias que as duas primeiras chegaram. 

Já o vereador Ronaldo  Silva, relator da comissão de finanças e orçamento  disse que tem uma qualidade  que  é a responsabilidade e sabe quais são suas obrigações, enquanto relator desta comissão e completou "Não se preocupe presidente Josimar, que o parecer será entregue em tempo hábil".  e ainda usou a famosa frase popular, ao dizer :" PresidenteJosimar, CALMA E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM".



Josimar informou que está se esforçando para que  na próxima terça, dia 15, sejam colocadas em pauta para primeira discussão as contas de 2010 e 2011  e na terça seguinte, dia 22, as de 2012, o que dependerá  da conclusão  do relatório por parte da comissão de finanças e orçamento.


Segundo informações extra oficiais, os pareceres do pleno  do TCM são  favoráveis  à aprovação, em pelo menos duas contas, 2010 e 2011 porém  o ministério público de contas, apontou   irregularidades,  em pelo menos uma destas, o que poderá levar à desaprovação por parte dos vereadores.

O VOTO DE OURO

Em tempo: Segundo fonte segura nos informou, pelo menos 09 dos 15 vereadores estariam propensos a votar pela desaprovação, baseados no que foi analisado até agora das contas de 2010 e 2011.

Para   desaprovar são necessários 2/3 DOS 15 OU SEJA, 10 VOTOS.



RELEMBRANDO...

Contas de 2009.

Os 15 vereadores da Câmara Municipal de Aquiraz votaram em votação nominal e aberta, NO ÚLTIMO DIA 19 DE MAIO, SIM pela aprovação das Contas  referentes ao exercício de 2009 do ex- prefeito Edson Sá.

Ao referendarem a recomendação do TCM, pela aprovação, os que  justificaram o voto, disseram que não foi encontrado nada que desabone a conduta do ex- gestor, que dirigiu os destinos da administração pública de Aquiraz, de 2009 a 2012.

Foram necessários mais de 30 dias para que a comissão de constituição de justiça e redação, presidida pelo vereador Ronaldo e composta ainda pelos vereadores  Maurício Matos e Ritiely,  produzisse  um relatório de  mais de 20 páginas e o parecer favorável à aprovação.

Maurício disse que não existia motivo político ou jurídico para a desaprovação e o presidente Josimar  de Castro disse que a Câmara fez sua parte, dando um exemplo de democracia e imparcialidade


Retrospectiva dos últimos 07 anos, sobre o cenário político de Aquiraz.

Edson Sá, venceu o Candidato Guimarães em 2008 e se tornou prefeito de Aquiraz, de  2009 a 2012, quando decidiu  não tentar a reeleição, que era tida como certa em Aquiraz, preferindo concorrer no vizinho município do Eusébio, sendo derrotado nas últimas eleições pelo médico Arimatéia Júnior, apoiado por Acilon Gonçalves.


Edson não conseguiu eleger Ritelza, estava muito envolvido em sua própria eleição, que não aconteceu no Eusébio



Em Aquiraz Edson emprestou apoio tímido em 2012 para a Candidata Ritelza Cabral, que foi derrotada pelo grupo de  10 vereadores, Vice  prefeito Marquinhos  e o atual prefeito, Antônio Guimarães.



Ritelza, que estava impugnada, concorreu assim mesmo e  perdeu em 2012 para Guimarães, e seu grupo, por cerca de 700 votos.

Hoje Edson Sá, se considera pré- candidato a 2016 em Aquiraz e deverá contar com apoio de alguns nomes  fortes que apoiaram Guimarães em 2012.
Portanto,  se isso se confirmar, os próximos  capítulos da série ELEIÇÕES EM AQUIRAZ, QUEM FICA? QUEM SAI? deverá oferecer fortes emoções e algumas opções.

Esquerda para a direita: Josimar, Ivete, Conçeição, Marquinhos Callou, Guimarães, Neide, José Airton, Cláudio Diógenes, Jair e Maurício.

Na época da eleição de 2012,  este grupo  encabeçava  a coligação denominada União todos por Aquiraz.




Nenhum comentário: