sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Aquiraz receberá Programa Capacidades, do TCM, com representantes de 13 municípios


O programa “Capacidades”, desenvolvido e executado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), terá sua 13ª edição sediada em Aquiraz. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro deste ano, com a participação de gestores e servidores públicos de 13 municípios.
Com esta edição, o “Capacidades” terá coberto mais de 95% dos municípios cearenses. “Foi a forma mais direta que identificamos para nos relacionar com a sociedade, tornando-a partícipe das decisões nos municípios”, explica o presidente da Corte, conselheiro Francisco Aguiar. Ele acrescenta: “Não adianta apenas desejar mudanças ou transformações, se cada um, detentor de função pública ou não, abrir mão do direito sagrado de participar. Também, é nosso trabalho, acredito, fazer com que todos se incluam nas tarefas de cada dia”.
Metodologia
O evento, com operação a cargo do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (IESWA), unidade educacional do TCM, tem como metodologia a realização de encontros regionais, com a escolha de uma cidade-sede para realizar os cursos e palestras envolvendo temas ligados à administração pública.
Alcance
Ao longo de 2015, foram realizados encontros nas cidades-sede de Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Aracati, Sobral, Iguatu, Quixeramobim, Araripe , Itapipoca e Acaraú, com a presença de representantes de 148 municípios. Capacitadas quase quatro mil pessoas, entre representantes públicos, servidores, membros da sociedade civil, gestores educacionais e da saúde. 
Antes do encontro de Aquiraz, o evento acontece em sua 12ª edição em  Crateús, na região dos  Inhamuns, envolvendo 16 municípios, nos dias 10 e 11 de novembro próximos.

Educação
O programa também vem desenvolvendo o Projeto Educar para o Controle Social, com a realização de gincana educativa (a “Gincana do Conhecimento”) junto a estudantes de escolas da região abrangida. O objetivo é inserir temas ligados ao controle social e à prática da cidadania no cotidiano da comunidade estudantil. Nas 11 edições já realizadas do Projeto Educar, participaram 7.596 crianças e adolescentes de ensino básico.
Orientações
O TCM tem incluindo ainda, no conteúdo do “Capacidades”, orientações voltadas para procedimentos de transição de governo, levando em consideração que no próximo ano haverá eleições municipais. Outros temas abordados nos cursos são a atualização da legislação previdenciária e a gestão de recursos de educação.
Serviço:
O Capacidades em Aquiraz terá a participação dos municípios de: Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba,  e São Gonçalo do Amarante.
Horário: 8 às 12 e 13 às 17 horas. 
Período:  24 e 25 de novembro de 2015. 


Enviado pelo Outlook para Android

Nenhum comentário: